Professora de 89 anos não pensa em parar de ensinar

1
1770
Professora Lili, de Porto Rico, tem 89 anos e continua ensinando. Fotos - reprodução - Primera Hora
Professora Lili, de Porto Rico, tem 89 anos e continua ensinando. Fotos - reprodução - Primera Hora

Ela é professora, tem 89 anos, se aposentou em 1990, mas nunca parou de trabalhar. Próxima de completar nove décadas de vida, Lília Maria Rivera Morales continua ensinando alunos a ler e a escrever na cidade de Barranquitas, Porto Rico.

Lili, como é conhecida em seu país, não quer nem pensar em parar de trabalhar. “Acho que tenho 20 anos, graças a Deus”, costuma dizer. “Sinto-me jovem, tenho vontade, gosto de crianças, gosto de ensinar a ler e a escrever, gosto quando as crianças estão aprendendo, gosto muito ”, acrescentou ela em entrevista ao jornal Primera Hora.

WAPA TV

Com a pandemia do novo coronavírus, era de se esperar que Lili ficasse mais reclusa pois, por conta da idade, ela faz parte do grupo de risco. Mas a professora não parou. Aproveitou o tempo para escrever um projeto sobre um método de ensino que ela criou em 1973.

O método de Lili se baseia na escuta e na observação, além de focar na fonética (som) das letras. Junto com isso, ele tem um tratamento com as crianças que privilegia aspectos positivos e as virtudes do aluno, o que gera um ambiente de grande confiança na sala de aula.

WAPA TV

Novo desafio

Para a professora, a maior riqueza deste mundo é poder ensinar as crianças e ver que elas já aprenderam e serão úteis à comunidade. Isso explica a sua trajetória: ao longo de sua vida, Lili atuou em diversos programas de voluntariado em Porto Rico e na República Dominicana, focados em seu maior objetivo: educar as crianças, com o seu próprio método de alfabetização.

Primeira hora

Como não pensa em parar de ensinar, Lili ingressou recentemente na Academia Mirando al Futuro, que vai educar crianças em espanhol, inglês e francês. A quem pergunta onde ela consegue tanta disposição para continuar trabalhando mesmo perto de completar 90 anos, ela tem uma resposta na ponta da língua: “paixão” e “amor”.

Com informações do jornal Primera Hora

Relacionada

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here