A correria do dia a dia, a pandemia do novo coronavírus, os engarrafamentos, a poluição, a violência… Motivos para estresse é que não faltam, em especial nas grandes cidades. Mas a Holanda tem um receita contra esse mal que atinge milhões de brasileiros, que está sintetizada em uma palavra: uitwaaien.
Embora não tenha uma tradução literal, seu significado é simples: algo como “respirar ar fresco”. Então, a recomendação dos holandeses para aliviar as sensações de desconforto, irritação, desgaste, frustração, medo e preocupação, que por sua vez causam alterações na saúde, humor, produtividade e qualidade de vida, também é simples: sair, caminhar, fazer exercícios e aproveitar o ar livre.
A orientação é especialmente recomendável para os brasileiros. Segundo dados da International Stress Management Association (Isma – Brasil), 70% da população do país sofre com o estresse.
Experiência agradável e relaxante
“Uitwaaien é basicamente a atividade de passar o tempo ao ar livre enquanto o vento sopra, seja caminhando ou andando de bicicleta”, diz Caitlin Meyer, professora do departamento de Linguística Holandesa da Universidade de Amsterdã. E o conceito pode ser praticado em qualquer lugar, seja na praia, no campo, num parque arborizado.
“É algo que você faz para limpar sua mente e se refrescar. Expirar ares ruins e inspirar ares bons. Na verdade, para o meu namorado, também pode significar dirigir um carro conversível na estrada. No geral, é uma experiência agradável, fácil e relaxante“, diz Meyer.
Ela esclarece que a palavra não tem conotação espiritual. Na verdade, para os holandeses, trata-se de uma atividade muito normal, e eles nem consideram uitwaaien como algo “exclusivamente holandês”.
Relacionadas
Os 5 ingredientes que são capazes de melhorar o humor
Tenha um hobby: ele é excelente aliado contra a depressão
5 aplicativos gratuitos para quem quer aprender a meditar
Origem
Mas porque o holandês tem uma palavra específica para esta atividade e outros idiomas não? No final do século 16, a palavra uitwaaien significava “agitar” ou “agitar algo ao vento”, como uma bandeira ou a vela de um navio. Essa conotação continua a ser usada, mas no final do século 19, uitwaaien também passou a descrever o ato de lavar, secar e resfriar coisas ao vento.
“Posteriormente, esse significado foi estendido para incluir também as pessoas, principalmente aquelas irritadas que precisavam relaxar ao vento ou as mais incansáveis, que queriam gastar energia”, diz a especialista.
“Costumava ser usado como um pronome reflexivo, então o significado verbal de hoje é uma inovação moderna. A linguagem é fluída”, assinala a professora Meyer.
Benefícios de passar tempo ao ar livre
Um estudo da Universidade de Exeter, no Reino Unido, analisou os benefícios de se exercitar ao ar livre e passar muito tempo perto da natureza — pelo menos meia hora em cinco dias por semana.
Os pesquisadores não apenas destacaram o impacto positivo do “exercício verde” para o estresse e a saúde mental, mas também para combater outros problemas de saúde, como a obesidade.
O estresse pode afetar qualquer pessoa e quando se torna crônico pode ter repercussões negativas na vida. Afeta humor, corpo e relacionamentos, deixa o indivíduo ansioso, irritado e até mesmo afeta a autoestima. Pode até gerar exaustão física, mental e emocional que pode levar a outros sintomas psicossomáticos.
Portanto, vale a pena tentar seguir a receita holandesa: uitwaaien. Traz muitos benefícios e não custa nada.
Com BBC News
——-
Ajude o Boas Novas a espalhar boas notícias. Seja um dos nossos assinantes.
Você também pode ajudar o Boas Novas a espalhar conteúdo positivo comprando algum produto na nossa lojinha BN.