Vacina da Moderna passa nos testes finais com louvor

0
1802
Moderna anuncia que sua vacina contra a covid-19 tem eficácia de 94%. Foto - divulgação - Moderna
Moderna anuncia que sua vacina contra a covid-19 tem eficácia de 94%. Foto - divulgação - Moderna

A vacina da empresa farmacêutica Moderna contra a Covid-19 tem eficácia de 94% e é também 100% eficaz na prevenção de casos graves da doença. É o que revela o resultado da última fase de testes do imunizante, divulgado hoje (30-11) pela empresa nos Estados Unidos.

A farmacêutica já entrou com um pedido de autorização de uso na agência regulatória dos Estados Unidos, a FDA ((Food and Drugs Administration), e fará o mesmo na Agência Europeia de Medicamentos. A expectativa da empresa é que o imunizante seja liberado no próximo dia 17 de dezembro.

Conforme divulgado pela Moderna, entre os 30 mil voluntários norte-americanos que foram vacinados, 196 tiveram a Covid-19. Desses, 185 receberam o placebo, uma substância sem efeito, e apenas 11 receberam a vacina ativa.

No caso desses 11, veio outra conclusão animadora do estudo: todos eles tiveram apenas sintomas leves da doença, o que significa que a vacina é 100% eficaz para prevenir casos graves da doença, o que é uma descoberta também importantíssima.

Essa é a segunda vacina contra a covid desenvolvida nos Estados Unidos aprovada nos testes da fase 3, que são feitos para verificar sua segurança e eficácia. A primeira foi anunciada pela Pfizer, desenvolvida em parceria com a farmacêutica alemã BioNTech, que demonstrou eficácia de 95%. Essa vacina deve ser liberada para aplicação em massa no dia 10 de dezembro.

45 milhões de doses em dezembro

O presidente da Moderna, Stéphane Bancel, disse em entrevista para a imprensa americana que as primeiras doses do seu imunizante poderão ser aplicadas em 21 de dezembro. A farmacêutica vai produzir até o final de dezembro 20 milhões de doses, que serão suficientes para vacinar 10 milhões de americanos.

Relacionadas

Pfizer oferece vacina a milhões de brasileiros para 2021

Covid-19: Brasil espera vacinar toda a população em 2021

As autoridades de saúde norte-americanas vão decidir, nos próximos dias, os grupos que receberão prioritariamente as primeiras doses das vacinas contra a Covid-19 da Moderna e da Pfizer. Entre eles estarão, certamente, os profissionais de saúde, que estão na linha de frente do combate à doença, forças de segurança, idosos e pessoas com alguma doença crônica.

Além das 20 milhões de doses da Moderna, os Estados Unidos terão, em dezembro, mais 25 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech, suficientes para vacinar 12,5 milhões de pessoas, totalizando, portanto, 45 milhões de doses disponíveis ainda em dezembro.

——-

Ajude o Boas Novas a espalhar boas notícias. Seja um dos nossos assinantes.

Você também pode ajudar o Boas Novas a espalhar conteúdo positivo comprando algum produto na nossa lojinha BN.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here