Os 5 ingredientes que são capazes de melhorar o humor

0
3086
Cafeína, que pode ser encontrada em chás, café e vinho, ajudam a melhorar o humor. Foto - Pixabay
Cafeína, que pode ser encontrada em chás, café e vinho, ajudam a melhorar o humor. Foto - Pixabay

Duas pesquisadoras da Universidade de Michigan (EUA), Catherine Nay e Megan Brown, decidiram usar as melhores evidências experimentais disponíveis até o momento para compor uma lista de nutrientes, contidos em alimentos e bebidas, que prometem ajudar não apenas a saúde do corpo, mas também o seu humor.

“Como não há um único alimento ou nutriente capaz de prevenir a depressão, consumir uma variedade de vegetais, frutas, proteínas magras, laticínios com pouca gordura e grãos integrais garantirá a ingestão adequada de vitaminas e minerais, necessários para uma boa saúde,” explicam as nutricionistas.

Quais são, então, os 5 alimentos identificados pelas nutricionistas que são capazes de melhorar o seu humor. Veja:

1. Triptofano

Salmão é rico em tripofano

O triptofano é um aminoácido essencial, o que significa que o corpo humano não pode produzi-lo e para obtê-lo é preciso ingerir alguns alimentos.

O triptofano é um precursor da seratonimaa, um importante neurotransmissor produzido pelo cérebro e que desempenha um papel no controle do sono, apetite e impulso.

Níveis elevados de serotonina podem realmente ajudar a elevar o humor, mas a produção de serotonina é limitada pela disponibilidade de triptofano. O triptofano pode ser encontrado em nozes, leite, salmão, ovos, produtos de soja e espinafre.

2. Magnésio

O espinafre não contém apenas triptofano, mas também é rico em magnésio, que pode ajudar no sono e desempenhar um papel na redução da ansiedade.

Outras fontes de magnésio incluem nozes, grãos integrais e legumes.

3. Fitonutrientes

Alimentos doces podem elevar temporariamente o açúcar no sangue. No entanto, quando o açúcar no sangue cai, o mesmo ocorre com o humor. Assim, em vez de uma sobremesa com alto teor de açúcar, as nutricionistas recomendam optar por frutas ou chocolate amargo (com moderação).

“As bagas contêm fitonutrientes que ajudam a proteger o cérebro do impacto do estresse,” diz Catherine Nay. “O chocolate escuro também contém flavanóides de cacau, um antioxidante que reduz a inflamação e a inflamação está ligada à depressão”.

4. Ácidos graxos ômega-3

Os ácidos graxos ômega-3, que são semelhantes aos fitonutrientes, são encontrados nos peixes gordurosos, como salmão, sardinha, truta e atum, e ajudam a reduzir a inflamação no corpo.

A Sociedade Americana do Coração recomenda consumir peixe duas vezes por semana. Mas quem não pode ou não gosta de peixe? A nutricionista Megan Brown recomenda consumir sementes de linho, chia e nozes, que também contêm essa gordura saudável.

5. Polifenóis

As bebidas, especialmente as variedades com cafeína, são outra parte da sua dieta que pode afetar o seu humor.

“A cafeína é um estimulante e pode afetar cada indivíduo de maneira diferente,” ressalta a nutricionista Brown.

Embora ela possa interferir no sono ou contribuir para sentimentos de ansiedade, com moderação a cafeína pode realmente ajudar a melhorar o seu humor. Café, chá e vinho contêm polifenóis vegetais benéficos, que são poderosos antioxidantes que podem diminuir a inflamação no corpo. Mas devem ser consumidos com moderação.

Beber mais água também pode ajudar seu humor, de acordo com a nutricionista Nay, já que mesmo uma desidratação leve pode fazê-lo se sentir deprimido. Mas não exagere no consumo de água, pois muito líquido pode favorecer a eliminação de sais minerais importantes para o corpo por meio da urina.

Relacionadas

Alimentação saudável se torna regra nas escolas de Minas

OMS quer acabar com gorduras trans até 2023

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here