Rússia vai começar vender em farmácia remédio pra Covid

0
3205
Rússia vai vender nas farmácias o coronavir, remédio para casos de infecções brandas e moderadas pela Covid-19. Imagem - Pixabay
Rússia vai vender nas farmácias o coronavir, remédio para casos de infecções brandas e moderadas pela Covid-19. Imagem - Pixabay

Primeiro país do mundo a registrar uma vacina contra a Covid-19, a Rússia acaba de anunciar que aprovou um medicamento, chamado Coronavir, para pacientes com infecções brandas e moderadas do novo coronavírus. O remédio começará a ser vendido nas farmácias russas na próxima semana.

O coronavir está sendo fabricado pela farmacêutica R-Pharm e tem como base o favipiravir, que foi desenvolvido no Japão e lá é usado amplamente para tratamentos virais. O governo russo já havia aprovado um outro medicamento também com base no favipiravir, o Avifavir, mas que vem sendo usado desde junho apenas em hospitais.

Segundo informações de autoridades de saúde russas, na fase de testes, nos primeiros quatro dias de tratamento com o Avifavir, 65% dos 40 pacientes que tomaram o remédio apresentaram resultado negativo para o Covid-19. No décimo dia, a porcentagem de pacientes com resultado negativo aumentou para 90%.

A R-Pharm informa que recebeu aprovação para fabricar o Coronavir após testes clínicos de estágio avançado com 168 pacientes com covid-19. Apesar de a comunidade científica considerar que esse universo é pequeno, a farmacêutica diz que está se preparando para a venda do remédio em larga escala.

Desenvolvido no Japão

Avifavir, conhecido genericamente como Favipiravir, foi desenvolvido pela primeira vez no final dos anos 90 por uma empresa japonesa, que mais tarde foi comprada pela Fujifilm, quando ela entrou para o setor de saúde. Os cientistas russos teriam feito mudanças no medicamento para aprimorá-lo.

No Japão, a mesma droga está sendo testada, mas com o nome de Avigan. O medicamento ainda não foi aprovado por lá, mas o governo japonês está investindo US$ 128 milhões (o equivalente a R$ 700 milhões) nas pesquisas, apostando nos resultados promissores do seu uso para tratar a Covid-19.

Remdesivir

Nos Estados Unidos, foi aprovada uma autorização de uso emergencial do remédio Remdesivir, antiviral usado no tratamento do Ebola, para tratar pacientes com covid-19. Esse medicamento já está sendo amplamente usado em vários países do mundo, inclusive no Brasil.

A agência reguladora de saúde europeia também aprovou ontem (18-09) o uso do esteroide dexametasona para o tratamento de pacientes com Covid-19.

Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here