Rússia é 1º país do mundo a registrar vacina contra Covid

0
1478
Vacinas contra covid estão muito próximas de serem aprovadas. Imagem - redes sociais
Russia registra Sputnik 5, primeira vacina do mundo contra Covid-19 Imagem - redes sociais

A Rússia é, oficialmente, o primeiro país do mundo a registrar uma vacina contra Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus e que vem, desde dezembro do ano passado, alarmando o mundo. O anúncio oficial do registro do imunizante, que foi batizado “Sputnik 5” , foi feito hoje de manhã pelo presidente do país, Vladimir Putin.

Há uma certa cautela de autoridades de saúde em relação ao medicamento russo, uma vez que ele não passou pela fase 3 de testes, quando é aplicado num grande número de pessoas. Mas Putin afirmou que a vacina passou pelos testes necessários e garantiu que ela é segura e eficaz. Uma de suas filhas, segundo ele, foi vacinada.

“Esta manhã, pela primeira vez no mundo, foi registrada uma vacina contra o novo coronavírus. Sei que é bastante eficaz, que dá uma imunidade duradoura”, disse Putin. “Gostaria de repetir que passou em todos os testes necessários. O mais importante é garantir a segurança total do uso da vacina e sua eficácia”, acrescentou o líder russo.

Segundo Vladimir Putin, sua filha (não se sabe de Maria ou Katerina) que recebeu a vacina teve uma temperatura de 38°C no dia da primeira injeção, que caiu para pouco mais de 37° C no dia seguinte. Depois da segunda injeção, ela teve novamente um ligeiro aumento de temperatura, mas então tudo acabou. “Ela está se sentindo bem e tem um grande número de anticorpos”, informou Putin.

Para a história

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez anúncio do registro da vacina contra Covid
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez anúncio do registro da vacina contra Covid

Para entrar para a história como o primeiro país do mundo a ter uma vacina contra a Covid-19, a Rússia se antecipou. Autoridades de saúde do país haviam anunciado que o registro da vacina seria feito amanhã, dia 12, mas Vladimir Putin decidiu se antecipar.

Já com o registro, a produção da vacina em grande escala vai começar em setembro e a vacinação em massa vai começar em outubro. Os primeiros a receber o imunizante serão profissionais da saúde, como médicos e enfermeiros, e profissionais de segurança.

O Brasil e outros países, conforme informou o Ministério de Saúde da Rússia, manifestou interesse na produção da vacina no país. Voluntários brasileiros estão testando duas vacinas consideradas muito promissoras contra a Covid: uma da Universidade de Oxford e outra chinesa, do laboratório Sinovac. A expectativa é que ambas comecem a ser aplicadas em dezembro.

Conforme informações do governo russo, 20 países já encomendaram 1 bilhão de doses da vacina. A Rússia tem cerca de 145 milhões de habitantes e tem cerca de 1 milhão de infectados pelo novo coronavírus, com um saldo de 15 mil mortes. Mas autoridades de saúde de vários países acreditam que os números da covid-19 no país estão subnotificados.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here