Os centenários que conseguiram vencer a covid-19

0
2214
A americana Sylvia Goldscholl, de Nova Jersey, 108 anos, talvez seja a mulher mais velha do mundo a se recuperar da Covid-19. Foto - Divulgação
A americana Sylvia Goldscholl, de Nova Jersey, 108 anos, talvez seja a mulher mais velha do mundo a se recuperar da Covid-19. Foto - Divulgação

É cada vez maior o número de pessoas mais velhas que estão conseguindo se recuperar da Covid-19, a doença provocada pelo coronavírus. Chama a atenção, entretanto, o número de pacientes com mais de 100 anos que estão vencendo o vírus. Conheça alguns desses centenários guerreiros na luta contra o coronavírus.

Deolindo Ferreira, 102 anos

O cearense Diolindo Ferreira Neto tem 102 anos e contraiu a Covid-19. Morador do município de Carnaubal, ele decidiu procurar uma unidade de saúde do município porque estava com tosse e febre. Fez o teste e 5 dias veio a confirmação de que ele havia sido infectado.

Sem sintomas muito graves, ele passou a ser monitorado pela equipe de saúde da família na própria casa. Teve que ficar em isolamento por 14 dias, mas depois desse período recebeu alta clínica. Kelvia Oliveira, uma de suas netas, contou que o avô Diolindo nunca fumou, não bebia e seu estado de saúde geral sempre foi muito bom. “Graças a Deus a recuperação dele foi muito boa”, comemora.

O cearense Deolindo, 102 anos, se curou da Covid-19. Foto - redes sociais - reprodução
O cearense Deolindo, 102 anos, se curou da Covid-19. Foto – redes sociais – reprodução

Dona Luiza, 103 anos

Em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, a Dona Luiza, de 103 anos, deixou o hospital de campanha depois de ter ficado 15 dias internada. Na saída, médicos, enfermeiros e outros funcionários do hospital fizeram um corredor para celebrar a aplaudir a sua recuperação.

De acordo com os médicos, dois fatores contribuíram para a recuperação da Dona Luiza: o otimismo e a vontade de viver.

Dona Luiza, 103 anos, foi aplaudida ao deixar o hospital e recebeu até presente dos médicos. Foto - Divulgação
Dona Luiza, 103 anos, foi aplaudida ao deixar o hospital e recebeu até presente dos médicos. Foto – Divulgação

Nair Torres, 101 anos

Dona Nair, 101 anos, ao deixar o hospital no Rio de Janeiro
Dona Nair, 101 anos, ao deixar o hospital no Rio de Janeiro após vencer o coronavírus. Foto – Divulgação

Quem também foi aplaudida ao deixar o hospital depois de se recuperar da Covid-19 foi a Dona Nair, 101 anos. Ela foi diagnosticada com a Covid-19 no dia 21 de abril e teve que ficar internada no hospital Norte D’or, no Rio de Janeiro.

Portadora de um marcapasso, dona Nair precisou até ficar alguns dias na UTI, mas deixou o hospital oito dias após a internação, com direito a aplausos e balões. Uma das netas conta que ela, muito lúcida, chegou em casa com vontade de comer feijoada, no que foi prontamente atendida.

Sylvia Goldscholl, de 108 anos

É provável que a pessoa mais velha a se recuperar da Covid-19 seja a americana Sylvia Goldscholl, de 108 anos. Na pandemia da gripe espanhola, em 1918, ela tinha 7 anos. De Nova Jersey, um dos estados americanos mais afetados pela pandemia do coronavírus, a paciente ficou duas semanas internada.

Sua cura foi tão celebrada que coube ao governador do Estado, Phil Murphy, dar a notícia de sua recuperação. “Ela tinha sete anos durante a pandemia de gripe espanhola em 1918 e sobreviveu. No mês passado, Sylvia testou positivo para a covid-19, e agora nós podemos dizer que ela venceu. Uma tremenda demonstração de força”, disse Murphy à imprensa.

Relacionada

Covid não assusta médico de 98 anos, ainda na ativa

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here