Cachorro alivia estresse de médicos em hospital do México

0
2603
Harley, um cão da raça pug, tem ajudado a aliviar estresse de profissionais de saúde em hospital do México. Fotos - Facebook
Harley, um cão da raça pug, tem ajudado a aliviar estresse de profissionais de saúde em hospital do México. Fotos - Facebook

O que faz a equipe médica e de enfermagem de um hospital que tem, nos últimos meses, a difícil missão de atender pacientes com a Covid-19? Na Cidade do México, o Centro Médico Nacional 20 de Novembro encontrou uma forma criativa para que a sua equipe de profissionais de saúde possa relaxar: a presença de um cão pug de 3 anos de idade, chamado
Harley, que tem livre acesso ao centro médico do hospital.

A ideia de usar o cãozinho para aliviar o estresse da equipe de saúde foi da
neuropsicóloga Lucia Ledesma Torres, que é também a dona do animal. Segundo ela, a pandemia aumentou a procura por consultas psicológicas dos trabalhadores da saúde, que têm relatado insônia, ansiedade, pressão, além de cansaço físico e mental.

O pug Harley recebe carinho de uma enfermeira em hospital do México. Foto - Facebook
O pug Harley recebe carinho de uma enfermeira em hospital do México. Foto – Facebook

A profissional avaliou que o pug Harley poderia ajudar a aliviar o estresse desses profissionais. Devidamente paramentado, com botas para as patas, óculos de proteção e até uma capa plástica, Harley entra no centro médico e se torna a atração para os profissionais.

Trabalho: dar e receber carinho

O trabalho de Harley é basicamente dar e receber carinho. No início das jornadas de trabalho ele interage com enfermeiros e médicos. é acariciado e até mesmo carregado pelos profissionais. Segundo a dona, o cachorro foi treinado desde cedo e sua vontade de interagir acaba gerando grande empatia.

De acordo com a coordenadora do serviço de psicologia e psiquiatria do hospital, Georgina Ochoa Madrigal, a convivência com o pug antes de iniciar a jornada de trabalho, e também durante alguns intervalos do dia, tem ajudado a reduzir o nível de estresse dos profissionais, a prevenir depressão, além de melhorar a atitude desses trabalhadores com seus colegas e até mesmo com os pacientes.

A neuropsicóloga Lucia Ledesma conta que alguns profissionais de saúde que lidam diariamente com pacientes com a Covid-19 têm apresentado crises de ansiedade antes de começar o trabalho, temendo tanto serem contagiados como contagiar também seus familiares. A convivência com o cão tem ajudado a diminuir esses sintomas.

Ledesma conta também que decidiu pela terapia com o cão porque ela já demonstrou ser eficaz para ajudar no tratamento de crianças com câncer do próprio hospital, além de ter apresentado bons resultados quando usados em pacientes com problemas de saúde mental.

Relacionada

Entrega Pet estimula adoção de animais de abrigos no Rio

O pug, que é originário da China, tem, é um cão considerado muito dócil, tranquilo, inteligente, sociável e brincalhão. Tem também uma grande capacidade para se adaptar a vários tipos de ambiente e a seres humanos de diferentes idades e personalidades.

Com informações do Instituto de Seguridad y Servicios Sociales de los Trabajadores del Estado (ISSSTE)


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here