Os ingleses adoram jardinagem. E o que fez o casal que recebeu o título de “melhor jardim da Grã-Bretanha” no período de isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus? Cuidou do seu jardim, obviamente. E o resultado é de encher os olhos. Assim que começou a primavera, os ingleses puderam ver a explosão de cores no belo jardim do casal Tony Newton e Marie.
O casal mora em Walsall, West Midlands, mais ou menos 200 km de Londres, e lá cultivam, numa área de aproximadamente 2.500 metros quadrados, cerca de três mil plantas de várias espécies e coloridos variados. A paixão começou 38 anos atrás e hoje o local é conhecido como o “jardim das quatro estações”.
Quem começou com o jardim foi Marie, em 1982, quando ainda trabalhava como planejadora de transporte e enfermeira. O marido Tony, que é médico, se juntou a ela quando se aposentou.
“Tony e eu geralmente passamos duas horas por dia no jardim, mas obviamente desde que começou o isolamento, e pelo fato de termos mais de 70 anos, significa que temos ainda mais tempo de sobra”, conta Marie, hoje com 72 anos (o marido, Tony, tem 70 anos). “Às vezes estamos no jardim o dia todo e só entramos quando escurece”, acrescenta.
Mesmo com a quarentena, o casal não parou de plantar, graças às compras on-line. “Temos tudo o que precisamos para o jardim em compras on-line – muitas plantas, sementes de legumes e comida de passarinho”, diz Marie, que este ano decidiu criar, com o marido, três estações para alimentar passarinhos que visitam o local.
“Não conseguimos sair e sentimos muita falta dos netos, porque eles adoravam brincar aqui”, lamenta Marie. “Temos casas de fadas e costumávamos cuidar das crianças algumas noites por semana, mas tudo parou”, lamenta Marie. Por enquanto, para o contato com os netos, eles estão recorrendo ao Skype ou FaceTime.
“Estou sempre ansioso pela primavera e este ano foi especialmente gratificante. Eu nunca vi o jardim parecer tão bonito. Estou muito orgulhoso e isso me dá uma enorme sensação de otimismo”, afirma Tony.
E as imagens do jardim das quatro estações, especialmente aquelas feitas do alto, por meio de drones, mostram a beleza criada pelo casal. “Ver as fotos do jardim de cima é muito especial. Você tem uma noção real do que alcançamos”, diz um eufórico Tony.
O jardim do casal se tornou tão popular que se tornou roteiro turístico para quem vista a região. Este ano, porém, por conta da quarentena, o local está fechado para o público na primavera. “Mais de 14 mil pessoas de 48 países diferentes vieram visitar nosso jardim ao longo dos anos, mas este ano creio que não vamos poder abrir, o que é uma pena”, lamenta Tony.