Redução da poluição deixa visíveis picos do Himalaia

0
2377
Redução da poluição, por conta do isolamento provocado pelo coronavírus, já deixa visíveis picos do Himalaia em cidades da Índia. Foto - Pixabay
Redução da poluição, por conta do isolamento provocado pelo coronavírus, já deixa visíveis picos do Himalaia em cidades da Índia. Foto - Pixabay

O isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus deixou o planeta de ponta cabeça, mas tem provocado consequências positivas. Uma delas é a redução da poluição, em especial do ar. Na Índia, onde o governo impôs uma quarentena de no mínimo 21 dias para a sua população de 1,3 bilhão de habitantes, os primeiros efeitos já começam a aparecer.

Nos últimos dias, os cumes das montanhas do Himalaia, que não podiam ser vistos nos últimos 30 anos por conta da forte poluição no ar, voltaram a ser avistados no horizonte de Jalandhar, no estado de Punjab, no norte da Índia.

A cidade tem cerca de 1 milhão de habitantes e, nos últimos dias, as ruas ficaram praticamente vazias e os veículos, que despejam no ambiente toneladas de partículas de combustíveis diariamente, deixaram de circular. Resultado: a poluição caiu drasticamente.

Agora, fotógrafos que moram a até 200 quilômetros da cordilheira estão postando em suas páginas nas redes sociais belas imagens dos picos nevados.

View image on Twitter


Fenômeno se repete

Em Nova Deli, a capital da Índia, que tem uma das piores poluições atmosféricas do mundo, as partículas transportadas pelo ar caíram 71% em apenas uma semana. Fenômeno parecido está ocorrendo em várias partes do mundo, como na China, Estados Unidos e Europa. As águas dos canais de Veneza, na Itália, por exemplo, estão mais cristalinas.

“Essas são grandes mudanças – os níveis de poluição são equivalentes no momento de um feriado, digamos no domingo de Páscoa”, disse o professor James Lee, da Universidade de York e do Centro Nacional de Ciência Atmosférica, ao jornal inglês The Guardian. “E acho que veremos uma queda ainda mais acentuada”, acrescentou.

View image on Twitter

Relacionada

Dono do Twitter doa US$ 1 bilhão para combater Covid

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here