Como tudo que se refere à China é grandioso, essa é uma mega boa notícia. O governo chinês anunciou que a produção e o uso de plástico em grande quantidade vão ser gradualmente eliminados em todo o país até 2025. A China é o maior fabricante de plástico do mundo, responsável por 29% da produção desse material.
O país, que tem 1,4 bilhão de habitantes, chega a produzir 200 milhões de toneladas de lixo doméstico por ano, boa parte de plástico. De acordo com a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China e o Ministério da Ecologia e Meio Ambiente, sacolas de plástico não degradáveis serão proibidas nos grandes centros urbanos até o fim deste ano e em todo o país até o final de 2022.
Até o final deste ano, os canudinhos, utensílios de plástico usados em restaurantes take away (pegue e leve) e envelopes almofadados de envio de encomendas serão eliminados em todo o território chinês. Os estabelecimentos que vendem produtos frescos estão isentos dessa proibição até 2025.
Também até 2025, os hotéis terão de deixar de fornecer itens de plástico.
Reciclagem
O governo chinês também decidiu aumentar as taxas de reciclagem, com a construção de locais de “utilização abrangente de recursos”, de forma a garantir que alguns produtos possam ser reutilizados.
Até o fim deste ano, a China pretende atingir uma taxa de reciclagem de 35% em 46 cidades e realizar um sistema de reciclagem urbana em nível nacional até 2025.
A China já havia tomado outras medidas para reduzir o uso de plástico no país. Em 2008, o governo já havia proibido a distribuição de sacos plásticos de forma gratuita e a produção de sacos ultrafinos. Em 2018, proibiu a importação de resíduos de plástico, até então muito comum.
Leia também:
Lei proíbe uso de copo e talher de plástico em São Paulo
Jovem de 25 anos começa a livrar oceanos do lixo plástico
Combate aos canudos de plástico ganha força
Entre 1992 e 2016, a China recebeu cerca de 106 milhões de toneladas de resíduos de plástico, o que representa metade das importações desse produto no mundo.
Assim como a China, outros países asiáticos também estão tentando reduzir o uso de plástico. No início deste ano, a Tailândia declarou a proibição do uso de sacos plásticos nas principais lojas do país, anunciando uma proibição completa até 2021.
Na Indonésia, está proibido o uso de sacos de plástico descartável em lojas, supermercados e mercados tradicionais até junho deste ano. No Japão, o governo proibiu o uso de alguns produtos de plásticos, como canudos, copos, talhares e sacolas em cafeterias e lojas localizadas em órgãos públicos, tais como em ministérios e tribunais.