Combate aos canudos de plástico ganha força

0
3279
Canudos de plástico ameaçam a vida marinha

Os canudos de plástico são o tema do momento no que se refere ao combate ao desperdício e à proteção do meio ambiente. Esses itens aparentemente banais estão sendo atacados em escala global e ações localizadas.

A discussão sobre os canudos de plástico ganhou força neste ano. Os itens são largamente utilizados em bares, lanchonetes e restaurantes, mas o descarte não é feito corretamente. Além disso, o material utilizado para produzir os canudos dificultam a desintegração na natureza.

Imagens de tartarugas, baleias e outros bichos marinhos com um canudo no organismo não são raras e começaram a despertar a atenção para esse problema. Somente nos Estados Unidos, 500 milhões de canudos são descartados diariamente.

Um vídeo de uma tartaruga, por exemplo, sendo socorrida por conta de um canudo entalado em sua narina já teve mais de 21 milhões de visualizações e despertou o movimento contra o uso desses itens.

Cada item demora 500 anos para se decompor na natureza. O dano que um pequeno objeto como esse provoca não compensa o benefício de seu uso. Há opções mais sustentáveis, como o canudo de papel, de silicone ou de vidro.

Se estiver em uma lanchonete ou bar, beba diretamente no copo. Em casa ou no trabalho, opte por canecas e copos reutiizáveis — essa medida também ajuda a reduzir o uso de copos de plástico.

O movimento contra os canudos está ganhando força no mundo inteiro. O McDonald’s, por exemplo, vai trocar os canudos de plástico por de papel a partir de maio em suas lojas do Reino Unido. A ideia é depois expandir o programa para o resto do mundo.

Brasil adere ao movimento contra canudos de plástico

Em Curitiba, bares e restaurantes também aderiram ao movimento e baniram os canudos de plástico. No Rio de Janeiro, casas de sucos já adotam alternativa ao plástico.

Em Belo Horizonte, uma campanha está aberta para recolher assinaturas e enviar aos vereadores da capital uma petição que propõe a proibição desses itens.

Para reduzir o impacto ambiental, a solução é deixar de usar o canudo de plástico. Faça a sua parte também!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here