Dieta sincronizada com relógio biológico controla diabetes

0
2025
Pixabay
Pixabay

Uma pesquisa feita pela Universidade de Tel Aviv constatou que uma mudança na dieta pode ser extremamente benéfica para portadores de diabetes tipo 2, equilibrando os níveis do açúcar no sangue e até mesmo reduzindo (e em alguns casos até eliminando) de forma drástica as doses de medicamentos. A nova dieta, dizem os especialistas, está diretamente ligada ao nosso relógio biológico.

O que os pesquisadores propõem é um um café da manhã rico em carboidrato, associado a um pequeno jantar, que eles estão chamando de dieta 3M. A dieta experimental 3M é composta por uma refeição de pão, frutas e doces nas primeiras horas da manhã; um almoço substancial; e um pequeno jantar especificamente sem amidos, doces e frutas.

Foto - Paul Hunt - Pixabay
Foto – Paul Hunt – Pixabay

“A dieta diabética tradicional especifica seis pequenas refeições distribuídas ao longo do dia. Mas nossa pesquisa propõe transferir as calorias ricas em amido para as primeiras horas do dia. Isso produz um balanço glicêmico e um controle glicêmico aprimorado entre os diabéticos tipo 2 ”, explica a professora Daniela Jakubowicz da Faculdade de Medicina Sackler da Universidade de Tel Aviv e da Unidade de Diabetes do Wolfson Medical Center. 

Redução dos medicamentos

“Acreditamos que, através desse regime, será possível aos diabéticos reduzirem significativamente ou até interromperem as injeções de insulina e a maioria dos medicamentos antidiabéticos para alcançar um excelente controle dos níveis de glicose”, acrescenta a professora.

De acordo com a nova pesquisa publicada no Diabetes Care nesta semana, nosso metabolismo e relógio biológico são otimizados para comer de manhã e para jejuar durante a tarde e a noite, quando deveríamos estar dormindo. 

“Mas a dieta usual recomendada para o diabetes tipo 2 consiste em várias pequenas refeições distribuídas uniformemente ao longo do dia – por exemplo, três refeições e três lanches diariamente, incluindo um lanche antes de dormir para evitar uma queda nos níveis de açúcar durante a noite”, afirma a professora Jakubowicz.

“Mas a dieta 6M, como é chamada, não tem sido eficaz no controle do açúcar; portanto, os diabéticos precisam de medicação e insulina adicionais. E as injeções de insulina levam ao ganho de peso, o que aumenta ainda mais os níveis de açúcar no sangue”, explica Jakubowicz.

Os pesquisadores estudaram 29 participantes com diabetes tipo 2 e compararam uma nova “dieta 3M”, mais alinhada com o nosso relógio biológico, com um grupo de controle com a tradicional dieta 6M. 

O grupo da dieta tradicional de 6M não perdeu peso e não experimentou nenhuma melhora nos níveis de açúcar, exigindo um aumento nas doses de medicamentos e insulina. Entretanto, o grupo da dieta de 3M não apenas perdeu peso, mas também experimentou níveis de açúcar substancialmente mais equilibrados.

“A necessidade de medicamentos para diabéticos, especialmente para doses de insulina, diminuiu substancialmente. Alguns até conseguiram parar de usar insulina completamente”, conta a professara Jakubowicz. 

Dieta previne outras doenças

Dieta 3M recomenda café da manhã rico em carboidratos e frutas. Foto - Pixabay
Dieta 3M recomenda café da manhã rico em carboidratos e frutas. Foto – Pixabay

“Além disso, a dieta 3M melhorou a expressão dos genes do relógio biológico. Isso sugere que a dieta 3M não é apenas mais eficaz no controle do diabetes. Também pode prevenir muitas outras complicações, como doenças cardiovasculares, envelhecimento e câncer, que são todos regulados pelos genes do relógio biológico. ”

A regulação positiva da expressão do gene do relógio biológico na dieta 3M pode ser o mecanismo por trás do seu sucesso, pois melhora a secreção de insulina e melhora a liberação de açúcar nos músculos, criando um metabolismo equilibrado diurno e noturno da glicose.

Os pesquisadores estão agora investigando o papel que determinadas proteínas desempenham nos alimentos consumidos pelos diabéticos no café da manhã.

Relacionada

Mexicano descobre fórmula para produzir xilitol barato

Com GNN e Universidade de Tel Aviv

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here