Quem são os países mais generosos do mundo? Veja lista

0
4432
Foto - Pixabay
Foto - Pixabay

Pesquisa mostra quem foram os países mais generosos

do mundo na última década

Publicamos recentemente uma matéria falando sobre o Dia de Doar, data que acontece oficialmente no dia 3 de dezembro em mais de 180 países do mundo, como forma de estimular pessoas e instituições a fazer algum tipo de doação para ajudar a quem mais precisa. Pois acaba de sair uma lista, feita pela Charities Aid Foundation, uma instituição quase centenária com sede no Reino Unido, mostrando quais foram os países mais generosos do mundo na última década.

No topo da lista está os Estados Unidos, conforme o World Giving Index, que é baseado nas pesquisas da Gallup na World Poll, feita com 1,3 milhão de pessoas em 128 nações. Ao contrário do que se imagina, a generosidade não está diretamente ligada ao tamanho do PIB (Produto Interno Bruto) do país, ou seja, se a Nação é ou não rica.

Prova disso é que em segundo lugar na lista aparece Mianmar, um país de terceiro mundo no Sul da Ásia. Na lista dos dez mais generosos ainda aparecem Sri Lanka e Indonésia, nações que estão longe de poderem ser consideradas ricas.

Mianmar o segundo país mais generoso do mundo, segundo pesquisa
Mianmar o segundo país mais generoso do mundo, segundo pesquisa

Foram ouvidas 1,3 milhão de pessoas

De acordo com os pesquisadores, Mianmar e Sri Lanka têm uma grande população de budistas, que costuma fazer pequenos mas frequentes atos de doação, mesmo que boa parte tenha um estilo de vida monástico. Esse aspecto explicaria o fato de essas duas nações aparecerem no Top 10 dos países mais generosos do mundo.

Para fazer o levantamento, realizado entre 2008 e 2018, os entrevistadores perguntam o que as pessoas haviam feito no mês passado: ajudaram um estranho?  Alguém que eles não sabiam que precisava de ajuda? Doaram dinheiro para caridade? Ou ofereceram seu tempo para um trabalho voluntário em uma organização?

A pontuação é a média das respostas “sim” às três perguntas principais feitas em cada país. Embora tenha apresentado um percentual menor do que em anos anteriores, os Estados Unidos lidera a lista, com 58%.

Em 2018, as instituições de caridade do país receberam 427 bilhões de dólares, mas a pesquisa registrou que houve uma queda de 1,1% nas doações individuais dos americanos. Mas houve um aumento das doações feitas por fundações e empresas.

O Brasil aparece na 74ª posição, seguido pela Argentina, em 75º lugar. Mas atrás de outros países vizinhos, como Colômbia (49), Paraguai (60), Bolívia (61) e Uruguai (65). O último país da lista, na 126ª posição, é a China.

Top 10 dos países mais generosos do mundo

  1. EUA
  2. Myanmar
  3. Nova Zelândia
  4. Austrália
  5. Irlanda
  6. Canadá
  7. Reino Unido
  8. Holanda
  9. Sri Lanka
  10. Indonésia

Com informações da Charities Aid Foundation

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here