Dia de Doar, uma data para cada um fazer a diferença

0
2646
Hoje é o Dia de Doar, oportunidade para ser solidário, generoso, ajudando a quem mais precisa.
Hoje é o Dia de Doar, oportunidade para ser solidário, generoso, ajudando a quem mais precisa.

Hoje, 3 de dezembro, é o Dia de Doar, um movimento que acontece oficialmente em 55 países, inclusive no Brasil, para estimular as pessoas a serem solidárias e generosas, promovendo a cultura da doação para ajudar quem mais precisa.

A campanha para incentivar as doações foi criada em 2012, nos Estados Unidos, pela organização nova-iorquina 92Y, e o Brasil participa desde 2013. O #GivingTuesday (terça-feira de doação), como é conhecida a data, é promovido sempre na primeira terça-feira depois do Thanksgiving (Dia de Ação de Graças), seguindo datas comerciais famosas, como Black Friday.

No ano passado, o movimento estimulou mais de R$ 1,2 milhão em doações, impactando 22 milhões de pessoas nas mídias sociais com a hashtag #diadedoar”. O desafio da campanha deste ano é envolver mais doadores para superar as marcas da edição do ano passado.

Faça sua própria campanha

Mas o diferencial e o mais bacana do movimento é que ele é colaborativo. Diversos materiais para divulgação, sugestões para fomentar a ação e dicas para as organizações estão disponíveis no site www.diadedoar.org.br. Há artes, cartazes, vídeos, folders, entre outros, mas quem quer participar tem total liberdade para fazer a sua própria campanha.

O que os organizadores pedem é que tanto colaboradores como doadores compartilhem nas redes sociais o esforço com a hashtag #diadedoar, para que a mensagem chegue a mais pessoas e a doação seja um instrumento de fortalecimento social.

O Dia de Doar no Brasil é realizado pelo Movimento por uma Cultura de Doação, que reúne organizações e indivíduos que atuam pela promoção de um país mais generoso. A Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) é a representante oficial da data no Brasil junto à criadora do #GivingTuesday, a 92Y, e lidera a campanha junto com a Umbigo do Mundo Comunicação Estratégica.

Seja solidário, seja generoso. Faça hoje, amanhã e sempre a sua doação

Relacionadas

Lavador de carro cultiva horta em rua de bairro nobre de BH

Hortaliças produzidas em presídios são doadas a instituições

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here