Alunos do Ceará criam pó dental de juá, hortelã e cravo

0
12198
Um pé de juazeiro, muito comum no Nordeste brasileiro, carregado de frutos
Um pé de juazeiro, muito comum no Nordeste brasileiro, carregado de frutos

Um grupo de alunos de uma escola estadual de Salitre, cidade com pouco mais de 15 mil habitantes no sudoeste do Ceará, decidiram usar o juá, um fruto muito comum no Nordeste, para criar uma alternativa sustentável e de baixo custo de higiene bucal. Misturando pó de juá, hortelã e cravo eles criaram um produto dental, que pode substituir as pastas de dentes tradicionais, que em análises de laboratório mostrou ser muito eficiente.

O trabalho dos 20 alunos do 1º ano do Ensino Médio, sob a orientação da professora Rocicléa Mota, foi finalista da etapa regional do evento Ceará Científico, que reúne projetos científicos das escolas da rede estadual de ensino. A intenção dos alunos, além de desenvolver um produto sustentável, foi ajudar a população de baixa renda.

Durante a pesquisa, Rocicléa Mota, que é professora de química e orientadora do projeto, constatou uma redução considerável do número de bactérias responsáveis por doenças na boca, como a cárie, ao se utilizar o pó dental. “Isso prova que o juá pode ser usado na escovação, porque limpa e reduz as bactérias”, justificou.

Funcionários da escola foram voluntários e utilizaram o composto por 14 dias durante a escovação diária. O produto teve sua eficácia comprovada em um laboratório de uma universidade de Juazeiro do Norte (CE) por Antônio Rony da Silva, estudante de Biomedicina e coorientador do projeto.

Nos testes, foi observado o número de bactérias da microbiota oral antes e depois do uso por voluntários. Na produção se utilizou 70% de juá, 20% de hortelã seco e 10% de cravo. O conhecimento popular sobre o uso da entrecasca da árvore do juazeiro também foi considerado nos estudos.

Relacionadas

Sabonete de óleo de macaúba: novidade tem efeitos medicinal e cosmético

Óleo de pau-jacaré é usado para produzir medicamentos

O Juazeiro

O fruto do juazeiro pode servir de alimento para o gado e para fazer geléia
O fruto do juazeiro pode servir de alimento para o gado e para fazer geléia

O juazeiro é uma árvore de copa frondosa e caule espinhento. Os frutos são tradicionalmente usados na alimentação do gado em épocas de seca, além de servirem para fazer geleias.

Já a casca é rica numa substância chamada saponina, que tem ação detergente, higienizante, adstringente e antisséptica. Por essas razões, as saponinas têm presença praticamente garantida na composição de sabões e pastas de dentes.

Com Diário do Povo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here