A louca das plantas ou seria a irmã do dedo verde?

0
2256
Foto - Pixabay
Foto - Pixabay


Cada louco com a sua mania, né mesmo? Uns gostam disso, outros daquilo. Como aqui em casa somos muitos, cada um do seu jeitinho, tem aquela que é louca por plantas. Nisso puxou o Papai, que vive a plantar todas as sementes que ganha. Algumas são tão especiais pra ele, que acabam esquecidas na gaveta, à espera da lua certa. Vem um ciclo, que se sobressai a outro e a semente ali, no escurinho do móvel. Se perguntassem a ela, certamente a semente responderia:

– Socorro, me tirem daqui! Quero germinar. Estou ficando velha. Daqui a pouco nem vou poder ter caule, folhas, frutos mais. Contem para o senhor Osvaldo que eu nem sou tão especial assim. Só quero cumprir a minha missão.

Brincadeiras à parte, muita gente da família tem o tal “dedo verde”. Tem o Beto, também, um especialista e parceiro do Papai em “coisas da natureza”. Sabe tudo sobre os sinais, mistura conhecimento técnico com o empirismo do “velho Osvaldo”. No fim das contas, o resultado dessa dupla é cada coisa linda de ver e deliciosa de se comer.

Mas não há ninguém que se compare à Denise. Ela é aquela pessoa que recolhe mudas até no cemitério em Dia de Finado. Também lembra aquela sua conhecida que não volta pra casa sem um raminho na mão. E ainda guarda semelhança com aquela comadre da sua avó que sabe tudo sobre plantas, que conhece o corte certo, a lua ideal, o tipo de terreno que melhor acolhe a semente, que fica horas molhando e admirando cada folha que brota e cada flor que se abre. A flor é bonita, o perfume é desconcertante? Então, não tem erro. Vai fazer parte do acervo da Denise.

Ela é do tipo que espalha canteiros por todos os lados. O jardim é tão maluco que, certamente, tiraria o sono de qualquer paisagista. Sabe “jardim de avó”? Desordenado, sem conceito, distante anos luz de fontes inspiradoras, como Burle Marx? O quintal aqui de casa, que também é o jardim da Denise, é bem assim.

A Denise é tão obcecada por flores, arbustos e folhas que, com toda certeza, se encaixaria certinho. Seria um excelente personagem de “A louca das plantas”. Nesse programa, a jornalista e paisagista Carol Costa transforma ambientes internos e externos usando plantas. Enquanto enche de verde salas, varandas, quintais, ela ensina como escolher a espécie certa dependendo das características do espaço, como plantar, colher etc. 

Alô, GNT!  Olha a Denisinha aqui, gente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here