Código da Consciência vai ajudar preservar a Amazônia

0
2209
Cacique Raoni é o
Cacique Raoni é o "garoto propaganda" do Códio da Consciência, nova arma contra o desmatamento na Amazônia. Fotos - site codeofconscience.org

Software gratuito batizado de Código da Consciência é nova arma para ajudar a salvar Amazônia.

Ao mesmo tempo em que assistimos o fogo destruir milhares de hectares da floresta Amazônica, que tem sido também vítima do desmatamento ilegal nos últimos anos, vão surgindo, também, alternativas que podem ajudar a salvar um dos biomas mais importantes do mundo.

A mais recente delas é um software gratuito e de código aberto, chamado de Códio da Consciência, que usa linhas de programação para restringir o uso de maquinário pesado em áreas protegidas. Ele foi desenvolvido pela AKQA, um estúdio criativo, em parceria com institutos, Associações e empresas parceiras, de diversos setores.

O Código da Consciência usa mapas georreferenciados das áreas protegidas do mundo, reunidos pelo World Database on Protected Areas (WDPA), um banco de dados atualizado mensalmente por ONGs, comunidades e governos – e que possui API (Interface de Programação de Aplicativos) aberta. O código combina o sistema de GPS existente nas máquinas com o banco de dados das áreas protegidas. Se a máquina entrar em alguma dessas áreas, o veículo é instantaneamente desligado.

Cacique Raoni exibe chip do Código da Consciência
Cacique Raoni exibe chip do Código da Consciência

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o desmatamento da Amazônia aumentou 278% em Julho de 2019. Só em Juara, Mato Grosso, foram cortadas mais de 300 mil árvores da floresta Amazônica nos últimos meses. Em algumas áreas por onde passaram máquinas, como tratores, os danos ao meio ambiente são permanentes e, segundo especialistas, sem chance de regeneração completa.

Cacique Raoni, garoto propaganda

O garoto propaganda do Código da Consciência é o cacique Raoni, conhecido mundialmente. “Que os fabricantes de tratores e os chefes todos venham e vejam isso. Para que os tratores operem, mas parem quando chegarem à nossa terra, à nossa floresta, e assim ela continuar existindo. É para que tenhamos consciência e para que a floresta fique de pé”, diz em vídeo (abaixo) o cacique Raoni Metuktire, que é líder Kayapó e parceiro do projeto.

Os responsáveis pela iniciativa estão agora em contato com as diretorias das das dez maiores fabricantes de equipamentos de construção do mundo, para explicar a importância de um compromisso pela conservação ambiental e pedir apoio ao projeto.

A intenção dos criadores do Código da Consciência é que as novas máquinas já saiam da fábrica com o código instalado. A equipe também está em contato com grandes empresas que tenham atividades econômicas relacionadas à Amazônia, para que elas também passem a exigir de seus fornecedores e parceiros que instalem o Código da Consciência nas máquinas que estão operando na região.

“A destruição ilegal da natureza impacta todos, seja na diminuição da biodiversidade, na violência contra comunidades, na degradação do solo ou, em última instância, no aquecimento global. O projeto oferece às fabricantes de veículos pesados, pela primeira vez, a oportunidade de também participarem da solução desse problema”, explica Hugo Veiga, diretor executivo de criação da AKQA.

Como conseguir

O código pode ser obtido gratuitamente no site CodigoDaConsciencia.org por qualquer empresa interessada. Para simbolizar a viabilidade de implementação do Código da Consciência a um baixo custo em diversas máquinas (incluindo modelos antigos), foi desenvolvido um chip pequeno contendo GPS, 4G e armazenamento de dados — além do código em si.

O próximo passo dos autores da ideia é trabalhar para que se torne lei federal a obrigatoriedade de que as fabricantes de máquinas pesadas instalem o Código da Consciência em todo o maquinário a ser produzido no país e que tenha potencial de destruir o meio ambiente.

Relacionadas

Amazônia de pé gera economia de R$ 33 bi para Brasil

Astros globais se unem em defesa da Amazônia

Meio ambiente é tema mais discutido no Twitter, diz estudo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here