Feira de gastronomia faz homenagem a Dona Lucinha

0
1456
Feirinha Aproxima, evento tradicional da gastronomia mineira, faz homenagem a Dona Lucinha. Foto - Divulgação/Aproxima
Feirinha Aproxima, evento tradicional da gastronomia mineira, faz homenagem a Dona Lucinha. Foto - Divulgação/Aproxima?Facebook

A tradicional Feirinha Aproxima vai homenagear amanhã, 29 de junho, dia de São Pedro, um ícone da gastronomia mineira, Dona Lucinha, que faleceu recentemente. O evento vai acontecer no estacionamento Piso Mariana, do BH Shopping.

No menu da feirinha estarão pratos que faziam parte do livro de receitas da homenageada, em interpretações feitas por cozinheiros convidados. Feijão tropeiro com carne de panela; fubá suado; costelinha de porco com cama de angu de ora-pró-nobis com rapadura são algumas das delícias que poderão ser degustadas.

Dona Lucinha em foto de 2018, no lançamento do seu livro. Divulgação
Dona Lucinha em foto de 2018, no lançamento do seu livro. Divulgação

Mas vai ter também cubos de lombo de panela com farofa de fubá torrado, dentre outras receitas tradicionais que serão executadas pelos chefs Ederson Campos, Cidinha Lamounier, Rosilene Campolina, Luan Santos, Eduardo Avelar e Elmo Barra. Vai ter também receitas da Dona Lucinha para veganos, preparadas pelo Madri Massas.

“O restaurante da Dona Lucinha é um dos expositores mais antigos da Feirinha e ela compareceu em várias edições. Ela sempre  acreditou no espírito do projeto desde o início, que é usar a gastronomia como forma de aproximar as pessoas e relembrar nossas raízes. E nada mais justo do que honrar o seu legado com uma edição em sua homenagem”, explica o chef Eduardo Maya, o fundador do projeto Aproxima.

Uma das atrações dessa edição será uma grande barraca especial do restaurante Dona Lucinha, comandada pela sua filha Márcia Nunes, vendendo as delícias que ela fazia – canjica, quentão, doces – e seus livros de receita. No mesmo espaço será lançada uma cerveja com seu nome.

Vai fazer também parte da homenagem apresentações de cordel, quadrilha e seresta, além de barracas com artigos típicos de pequenos produtores do Serro (cidade onde Dona Lucinha nasceu em 21 de novembro de 1932), como a cervejas,  cachaças, drinks e outras bebidas com rótulos de produtores da região, e muitas quitandas.

Meio ambiente

A Feirinha Aproxima aproveita o mês do Meio Ambiente e vai lançar o selo da sustentabilidade. A certificação será entregue para os expositores que implementarem práticas para cumprir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), determinados pela ONU, e indicadores locais. Nesta edição, o primeiro desafio para todos os participantes é diminuir o uso de plástico nas barracas e nas apresentações dos produtos.

Na Barraca da Sustentabilidade serão vendidos produtos feitos por mulheres em situação de vulnerabilidade social, com materiais ambientalmente corretos. As expositoras também vão comercializar produtos que ajudam a preservar o meio ambiente, como canudos de inox e wraps para alimentos.

Na Feirinha vai ter também venda de copos para evitar a utilização de recipientes descartáveis de plástico. O projeto Banho de Amor, que trabalha em prol de pessoas em situação de rua, vai estar presente arrecadando cobertores e calçados.

Espaço kids

A Feirinha também não esqueceu da criançada. No Villa Kids, voltado para crianças acima de 3 anos, oficinas vão resgatar brincadeiras do interior mineiro, especialmente da região do Serro. Vai ter também o  Espaço Baby, para crianças de zero a três anos.

Serviço

  • O quê: Feirinha Aproxima Especial Dona Lucinha
  • Quando: sábado – 29 de junho, das 10h às 17h
  • Onde: Piso Mariana – BH Shopping – Belvedere
  • Quanto: Entrada franca

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here