Como a arte não foi opção, tentei escrever receitas

1
794
Receita de bolo de chocolate com café


Sou uma artista frustrada. Não aprendi a tocar instrumentos nem aprendi a fazer música com minha voz. Comprei umas aquarelas boas em Paris, mas quem é que faz bom quadro só porque a tinta é boa?

Tentei ser chef e criar arte nos pratos, mas acho que sou caipira demais para resistir aos excessos e tudo fica em grande quantidade.

Quando mais nova, rascunhava uns versos, nem sempre rimados. Não era ruim… mas é essa coisa do excesso. Coisa de gente intensa, meio fora de moda nessa era de “leveza”. Aí, achei que se juntasse a semi-habilidade com a panela, com o resquício de fluência na escrita, talvez saísse algo.

Não acredito que meu “algo” seja lá um livro ou um conto rápido. Ele tem excessos e muitas medidas. Tem comida e tem cadência. Não é uma letra de música, nem tampouco um poema de Pessoa… É página de receita mesmo. Dessas que a gente aprende a escrever menina porque a mãe sempre quer mais uma receita de empadão de frango e bolo de cenoura.

Ainda menina, dei de pegar gosto por páginas de receita. Não era preciso talento poético para escrevê-las, bastava olhar atento e poder de síntese. Coisa que recentemente a academia aprimorou em mim.

Um livro de receitas pode revelar segredos ocultos. Não se engane… Às vezes, a gente escreve as receitas que descrevem o sentimento do dia. Dias azedos pedem limão, mas dias inesquecíveis a gente gosta mesmo é de receita de mousse, porque a gente parece pisar em nuvens fofas.

Tem dia que a gente precisa de coragem e a receita que se rascunha é de baião de dois. Afinal, arroz e feijão fazem bom marinheiro para qualquer mar arredio.

Hoje está chovendo e tudo tem gosto de café. Acho que estou sentindo necessidade de ficar alerta, de olhos abertos e atentos ao que está por vir.

Receita do bolo de chocolate com café

Ingredientes

  • 3 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • Meia xícara (chá) de óleo
  • 1 xícara (chá) de café forte e morno
  • Meia xícara (chá) de chocolate em pó
  • 2 xícaras e meia (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Para a calda, você precisa de

  • Meia xícara (chá) de chocolate em pó

Meia xícara (chá) de leite2 colheres (sopa) de açúcar1 lata de creme de leite

Modo de preparo da massa

No liquidificador, bata os ovos, juntamente com o açúcar, o óleo, o café e o chocolate. Depois, peneire a farinha e fermento peneirados e misture.

Coloque a massa em uma fôrma pequena e alta, pois será preciso cortar o bolo em camadas. Unte e enfarinhe-a. Asse no forno pré-aquecido a 200°C por 50 minutos ou até que, espetando um palito, ele saia seco. Deixe esfriar, desenforme e corte o bolo em três camadas. Reserve.

Modo de preparo da calda

Em uma panela, misture o chocolate em pó, o leite e o açúcar. Deixe ferver, desligue o fogo e misture o creme de leite. Depois, é só umedecer os discos do bolo com a calda e cobrir com o restante.

*****

Quer ler as outras receitas e crônicas da Marina? Então visite a página do Cozinhas Gerais! Vamos trocar receitas e histórias?

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira o seu comentário!
Por favor insira seu nome