Clubes se unem no combate à violência contra a mulher

0
625
Times de futebol se unem no combate à violência contra a mulher

Os campeonatos estaduais começaram em boa parte do país, e em São Paulo uma iniciativa mostra que é possível usar o futebol para conscientizar. Os três grandes clubes da cidade, Corinthians, Palmeiras e São Paulo, se uniram para ajudar no combate à violência contra a mulher.

Os times vão participar do Programa Tem Saída, projeto de combate à violência doméstica contra a mulher. Lançada em 2018, a iniciativa oferece autonomia financeira, por meio de oportunidades de emprego, para que as mulheres vítimas de violência tenham possibilidade de não depender economicamente do agressor.

Pelo acordo de cooperação assinado com os clubes, os times vão, além de apoiar a divulgação do programa entre torcedores, disponibilizar vagas de emprego.

Os clubes e órgãos municipais publicarão um manifesto conjunto na internet, como parte da cooperação. Além disso, serão divulgadas informações sobre a violência contra a mulher para sensibilizar os torcedores.

Esta não é a primeira ação de clubes quando se trata de violência contra a mulher. Como noticiou a Coluna do Jota, o Corinthians promoveu uma campanha no ano passado em seu Twitter, quando a Lei Maria da Penha completou 12 anos.

Prioridade no atendimento

Desde o ano passado, as mulheres da capital paulista que denunciam os agressores e informam que precisam de emprego são encaminhadas para o Programa Tem Saída. No Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, elas são atendidas com prioridade e direcionadas para entrevistas de emprego em uma das empresas parceiras da iniciativa.

As candidatas passam por processo seletivo diferenciado, com apoio da equipe técnica da prefeitura e das áreas de recursos humanos das empresas parceiras. De acordo com o governo municipal, as equipes receberam treinamento específico para atender as mulheres vítimas de violência.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, o Brasil ocupa a quinta posição no ranking de feminicídio mundial, atrás de países como El Salvador, Guatemala, Colômbia e Rússia, de acordo com dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH).

As informações sobre o Programa Tem Saída podem ser obtidas no site, pelo serviço telefônico da Prefeitura de São Paulo, no número 156, ou pelo e-mail temsaida@prefeitura.sp.gov.br.

Com informações da Agência Brasil

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here