Desfile inclusivo leva moda de cadeirantes às passarelas

0
659
Desfile inclusivo acontece em BH
Foto: Renata Moreth

Belo Horizonte será palco de um desfile inclusivo no dia 12 de dezembro. Modelos cadeirantes, amputados e com outras deficiências vão desfilar para mostrar que estão antenados com a moda, que têm individualidade, estilo e originalidade. Batizado de “A Diversidade Humana na Passarela”, o evento contará ainda com modelos plus size e negros. Na oportunidade, haverá também uma feira de alimentos e apresentações culturais.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que 6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. E essa parcela será representada nas passarelas de moda.

Ao todo, serão desfilados 20 looks, compostos majoritariamente de macacões e conjuntos de moletom, com modelagens pensadas para facilitar a vida dos deficientes. As peças são de uso diário.

Segundo Dalva Gonçalves, uma das organizadoras do evento, a ideia não é apresentar nada glamoroso, mas mostrar que é possível estar na moda e se vestir de uma maneira confortável. Todas as peças terão alguma customização, característica marcante das roupas das expositoras do Coletivo Naftalina, que organiza o evento.

“Eu gosto de costura, de pegar uma peça que não está na moda e transformá-la, para que todo mundo pergunte quem fez. Então, foi fácil produzir roupas para cadeirantes. Para o desfile, eu reutilizei tecidos usados e transformei em novas roupas”, diz Dalva Gonçalves.

A organização é dividida entre o Naftalina e a Associação Mais Acessível. O coletivo é um agrupamento de mulheres que promovem eventos que visam a conscientização da sustentabilidade, da cultura e da valorização da pessoa humana.

A AMA carrega como sua função social a proposta de transformar a realidade das pessoas com deficiência, oferecendo condições de acesso ao esporte, além de incentivar a descoberta de novos talentos. O desfile vai acontecer em sua sede, preparada para a acessibilidade.

Agenda para o Desfile Inclusivo

  • O quê: Desfile Inclusivo — A Diversidade Humana na Passarela
  • Quando: 12/12, das 8h às 19h
  • Onde: avenida do Contorno, 2.655, Santa Efigênia, BH
  • Entrada: gratuita

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira o seu comentário!
Por favor insira seu nome