Biblioteca doméstica ajuda no desenvolvimento de jovens

0
1357
Biblioteca doméstica ajuda na formação de jovens

Se você cresceu em uma casa cheia de estantes de livros, esse aconchego dado por uma biblioteca doméstica pode ter ajudado a desenvolver certas habilidades e até a determinar algumas características da sua personalidade.

Um estudo da Escola Nacional de Sociologia da Universidade Nacional Australiana descobriu que pessoas que cresceram em casas cheias de livros têm maior capacidade de leitura e de entender matemática e tecnologia.

Os pesquisadores analisaram dados coletados de 160 mil adultos, com idades entre 25 e 65 anos e de 31 países, como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Alemanha, França, Cingapura e Turquia. O levantamento foi feito entre 2011 e 2015.

Todos os participantes responderam perguntas sobre a quantidade de livros que tinham em suas casas na época dos seus 16 anos. Como parâmetro, a pesquisa determinou que 1 metro de prateleira comporta cerca de 40 livros. No questionário, havia opções que variavam de “10 ou menos” livros a “mais de 500”.

Um dos resultados mostrou que a taxa de alfabetização e numeramento crescia paralelamente à quantidade de livros que uma casa continha. Esse índice se estabilizou em respostas que apontavam casas com mais de 350 livros.

Jovens que cresceram em torno de livros mostraram ter os mesmos níveis de alfabetização que os formados em universidades que cresceram com poucos livros.

Para a pesquisa, alfabetização foi definida como “a capacidade de ler efetivamente para participar da sociedade e atingir objetivos pessoais”. Os participantes realizaram testes que “capturaram uma gama de habilidades básicas e avançadas de compreensão, desde a leitura de textos curtos para uma única informação até a sintetização de informações de textos mais complexos”.

Da mesma forma, os testes de numeramento mediram a “capacidade de usar conceitos matemáticos na vida cotidiana”, enquanto testes relacionados a TI “avaliaram a capacidade de usar a tecnologia digital para se comunicar com outras pessoas, bem como coletar, analisar e sintetizar informações”.

Biblioteca doméstica aumenta habilidades

Os resultados sugerem que a quantidade de livro fez diferença no longo prazo. “Crescer com bibliotecas domésticas aumenta as habilidades de adultos, sem contar os benefícios advindos da educação dos pais ou da própria formação educacional ou profissional”, relatam os pesquisadores no Social Science Research.

O maior impacto da biblioteca doméstica surgiu na capacidade de leitura. “Os efeitos totais sobre a alfabetização são grandes em todos os lugares”, afirmam os pesquisadores.

Com informações da Goodnews Network

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here