3 livros que analisam o momento atual da democracia

0
2806
Livros debatem o momento da democracia

A democracia corre algum risco? Existe um fim para a democracia? Este é um tema muito em discussão, principalmente nestes dias que antecedem o segundo turno das eleições no Brasil.

Mas o debate é anterior e chegou ao país com mais força. Desde a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos, em 2016, essa pergunta preocupa estudiosos, que trataram de ir a fundo para entender os movimentos que acontecem em todo o mundo.

Para ajudar na compreensão desse cenário, a coluna selecionou três livros que analisam vários casos, inclusive o Brasil, em que a democracia foi colocada em xeque.

*****

Como a Democracia Chega ao Fim

O livro do filósofo político David Runciman, editado pela Todavia, analisa as ameaças as democracias que vários países do mundo vêm sofrendo, inclusive de nações com instituições fortes e seguras, como os Estados Unidos.

A proposta do autor é abrir um diálogo com o leitor por meio de um resgate histórico. Ele descreve como a democracia pode ser sustentada em alguns países e ser destruída em outros.

Como as Democracias Morrem

Steven Levitsky e Daniel Ziblatt, dois professores de Harvard, partem da eleição de Trump e elaboraram uma comparação com fascistas e ditadores, como Hitler, Mussolini, e os regimes repressivos dos anos 1970 da América Latina.

Os autores afirmam que uma democracia não precisa morrer por meio de um golpe militar, mas que o enfraquecimento das instituições pode ajudar a levar ao fim. O livro, editado pela Zahar, está presente na lista dos mais vendidos nos Estados Unidos e recebeu elogios da crítica no Brasil.

Sobre a Tirania

O autor Timothy Snyder é professor de Yale e historiador que alcançou o sucesso quando postou um comentário no Facebook após a eleição de Trump.

Ele escreveu “Sobre a Tirania” (Companhia das Letras), coleção de ensaios curtos que reúne 20 lições do século 20. São exemplos que tratam de regimes opressivos, liberdade de imprensa e de pensamento, ética e sociabilização. Se o ponto de partida foi o resultado das eleições dos EUA, o livro cabe perfeitamente para esta metade final de 2018 no Brasil.

*****

Gostou da seleção? Se quiser acrescentar um livro à lista ou sugerir um tema para a coluna, deixe um comentário. Aproveite e leia mais indicações da coluna Bússola.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here