Redes de pesca identificadas vão diminuir lixo no oceano

0
1696
Redes de pesca terão que ser identificadas

O grupo de defesa dos direitos dos animais Word Animal Protection conseguiu uma grande vitória em sua atuação contra métodos violentos nos oceanos. As redes de pesca agora serão etiquetadas, o que vai permitir o rastreamento dos donos desses equipamentos.

O WAP atuou junto à FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) para que o órgão mundial exigisse essa identificação.

O grupo diz que essa medida ajudará a impedir que as empresas lancem ilegalmente redes de pesca — ou “redes fantasmas” — no oceano.

Se as redes forem marcadas com etiquetas físicas, marcas químicas ou coloridas ou boias, as autoridades em todo o mundo poderão identificar os infratores e processá-los de acordo com incidentes repetidos.

Ainda não há prazo definido e detalhes da estratégia que será implementada em termos legislativos, mas o WAP afirmou que “a FAO vai orientar os países membros a implementar uma estratégia global para lidar com redes fantasmas”.

640 mil toneladas de lixo

De acordo com um estudo de março de 2018, a rede fantasma é responsável por 46% do plástico da Grande Mancha de Lixo do Pacífico, com 640 mil toneladas sendo despejadas no oceano todos os anos.

Como 7 de 10 emaranhamento de animais são resultados de redes de pesca abandonadas, o WAP está chamando a promessa da ONU de uma “grande vitória para os animais marinhos” e o meio ambiente.

Com informações da Goodnews Network

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here