Marta é nomeada Embaixadora da Boa Vontade pela ONU

0
1086
Marta foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade | Foto: Pnud

Marta é uma das maiores jogadoras de futebol de todos os tempos. Agora, conseguiu mais um feito. A ONU Mulheres nomeou a craque brasileira como Embaixadora da Boa Vontade para mulheres e meninas no esporte.

Atualmente, Marta joga pelo Orlando Pride, que disputa a Liga Feminina de Futebol dos Estados Unidos. Com essa nova função, a atleta vai dedicar esforços para apoiar o trabalho pela igualdade de gênero e empoderamento das mulheres em todo o mundo.

Com um histórico vencedor, Marta certamente vai inspirar mulheres e meninas a desafiar comportamentos machistas e estereótipos, a fim de que elas possam superar barreiras e lutar pelos sonhos em igualdade de condições.

Na nomeação, diretora-executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, ressaltou a experiência da brasileira. “Marta é um modelo excepcional para mulheres e meninas em todo o mundo. Sua experiência de vida conta uma história poderosa do que pode ser alcançado com determinação, talento e coragem”, disse. “O esporte é uma linguagem universal — nos inspira e nos une, pois amplia nossos limites. Estamos ansiosas para trabalhar de perto com Marta para trazer o poder transformador do esporte para mais mulheres e meninas, e para construir rapidamente a igualdade. Tenho o prazer de recebê-la na família da ONU Mulheres.”

Marta disse que estava honrada em se tornar embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres. “Estou totalmente comprometida em trabalhar com a ONU Mulheres para garantir que mulheres e meninas em todo o mundo tenham as mesmas oportunidades que homens e meninos têm para realizar seu potencial. Eu sei, a partir da minha experiência de vida, que o esporte é uma ferramenta fantástica para o empoderamento”, disse a jogadora.

“Em todo o mundo, hoje, as mulheres estão demonstrando que podem ter sucesso em papéis e posições anteriormente mantidas para os homens. A participação das mulheres no esporte e na atividade física não é exceção.”

Embaixadora da Boa Vontade jogava descalça

Marta Vieira da Silva nasceu em Dois Riachos (AL), em 1986 — hoje, tem cidadania brasileira e sueca. Cresceu em uma família pobre do cerrado do Nordeste, onde jogava futebol de rua sem sapatos e muitas vezes era evitada pelos garotos.

Marta fez história com a camisa da seleção brasileira. Foi eleita a melhor do mundo por cinco vezes consecutivas (2006 a 2010). Conquistou duas medalhas de prata, nas Olimpíadas de 2004 e 2008.

Ela marcou 15 em Copas do Mundo e é a maior artilheira da história da competição.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here