Demonstrar gratidão faz bem a quem expressa e recebe

0
1080
Demonstrar gratidão aumenta o bem-estar

Você é tímido demais para demonstrar gratidão a alguém? Ou se sente estranho para expressar seu apreço por algo? Bem, um novo estudo diz que você deve tentar não se preocupar tanto com isso.

Pesquisadores publicaram os resultados de uma série de ensaios em que estudaram como as pessoas davam e recebiam cartas de gratidão. O que eles descobriram foi que expressar e receber apreço aumentou o bem-estar de ambas as partes, mas a autoconsciência das pessoas também as tornou menos propensas a expressar sua apreciação em primeiro lugar.

Nos experimentos, os pesquisadores pediram a centenas de participantes que escrevessem um e-mail para alguém próximo a eles, expressando sua apreciação pelo relacionamento e nomeando um exemplo específico de como essa pessoa melhorou suas vidas. Essas pessoas foram então solicitadas a prever as possíveis reações do destinatário à carta.

Em todas as raças, sexo e idade, os participantes subestimaram o impacto positivo que o e-mail teria sobre o destinatário. Eles também supunham que o destinatário se sentiria mais constrangido e desconfortável com as cartas do que elas realmente eram.

Mas, ao contrário dessas expectativas, os destinatários das cartas se revelaram mais agradecidos, surpresos e compreensivos com os e-mails do que os autores previam.

Demonstrar gratidão aumenta o bem-estar

“Desconforto esperado e humor foram ambos correlacionados com a disposição dos participantes para demonstrar gratidão”, diz o texto com os resultados do estudo, publicado na revista “Psychological Science“.

“As decisões sábias são guiadas por uma avaliação precisa do valor esperado da ação. Subestimar o valor das ações sociais, como expressar gratidão, pode impedir que as pessoas se envolvam em comportamentos que maximizem o seu próprio bem-estar e o  dos outros.”

Então, da próxima vez que você estiver hesitante em expressar sua gratidão por seus amigos, família e relacionamentos, lembre-se de que provavelmente será muito melhor do que você pensa.

* Com informações da Goodnews Network

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here