Alunas da UFMG criam Congresso de Mulheres na Ciência

0
968
Congresso de Mulheres na Ciência acontece na UFMG

As mulheres estão cada vez mais não só conquistando espaço em todas as áreas profissionais, mas também fincando bandeiras e tendo reconhecimento em setores em que já atuam há bastante tempo. O 1º Congresso de Mulheres na Ciência da Universidade Federal de Minas Gerais é mais uma prova dessa processo.

Essa é uma iniciativa de alunas do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, com o objetivo de incentivar mais mulheres a seguirem a carreira acadêmica. A organização é de Fernanda Trancoso, Laila Blanc, Láuren Drumond, Carolina Soares e Nina Dias.

No evento, serão apresentados 40 trabalhos científicos produzidos por mulheres de diversas áreas do conhecimento. Haverá debate entre as participantes sobre desigualdade de gênero na academia e soluções para superar essa questão.

Essa discussão acontecerá em cinco mesas: Histórias de mulheres apagadas na ciência, Maternidade na carreira acadêmica, O machismo sistêmico nas ciências exatas, Mulheres negras na ciência e Visão geral: o machismo na ciência.

Estão confirmadas para participar do Congresso de Mulheres na Ciência a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart, e a diretora da Academia Brasileira de Ciências, Márcia Barbosa. Além delas, Márcia Maria Margis, presidente da Sociedade Brasileira de Genética, e Rossimiriam Pereira, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Química, já estão escaladas.

Professoras e pesquisadoras de Ciências Exatas e Biológicas também marcarão presença — 31 profissionais já confirmaram presença, de áreas como engenharia, estatística, bioinformática, microbiologia, patologia e farmacologia, entre outras.

Agenda do 1º Congresso de Mulheres na Ciência

  • Quando: 27 a 30 de agosto
  • Onde: Campus Pampulha da UFMG. Avenida Antônio Carlos, 6.627, Pampulha. O evento será no auditório Nobre do CAD1, localizado na rua Professor Baeta Viana, s/n
  • Quanto: gratuito, sujeito a lotação do espaço
  • Inscrições: acesse o site

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here