Professora da UFMG dá nome a prêmio para pesquisadoras

0
1365
Professora da UFMG é nome de prêmio para pesquisadoras

A professora da UFMG Carolina Nemes vai receber uma homenagem por seu trabalho dedicado à física. Um prêmio para pesquisadoras levará seu nome como forma de reconhecimento às contribuições das mulheres para a disciplina no Brasil.

Maria Carolina Nemes (1953-2013) era professora da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), onde ingressou em 1991. Mestre e doutora pela USP (Universidade de São Paulo), ela tinha forte atuação na área de física quântica de campos.

No ano em que morreu, ela orientava 21 pesquisas de pós-graduação, entre teses e dissertações. Por sua carreira e todas as conquistas, tornou-se membro da Academia Brasileira de Ciências.

O Prêmio Carolina Nemes foi criado pela Sociedade Brasileira de Física e o Grupo de Trabalho para Questões de Gênero.

O prêmio será entregue a mulheres que tenham concluído o doutorado em Física em até dez anos no Brasil. O objetivo é revelar trabalhos que tenham contribuído para a pesquisa ou ensino da disciplina.

Além disso, as candidatas devem também ter atuado em instituições brasileiras por pelo menos 70% da carreira após a conclusão do doutorado. O prêmio é anual e vai ser outorgado a uma mulher a cada edição.

As indicações devem ser encaminhadas para a Sociedade Brasileira de Física até o dia 31 de março. A vencedora vai receber um diploma e uma quantia em dinheiro.

As indicações podem ser feitas por qualquer sócio adimplente da SBF, universidades, institutos e centros de pesquisas, por meio de departamentos e programas de pós-graduação. A própria pesquisadora também pode encaminhar sua indicação.

A professora Carolina Nemes, uma das mulheres que se destacou na pesquisa científica

Carolina Nemes foi pioneira na Alemanha

Além dos títulos de mestrado e doutorado em Física, Carolina Nemes foi livre-docente da Universidade de Heidelberg, uma das mais prestigiadas da Alemanha — foi a primeira mulher a se candidatar a essa posição. Também atuou em universidades da França, Portugal e Estados Unidos.

Recebeu o título de comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico, entregue pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em 2008. Seus trabalhos foram reconhecidos pela Comunidade Europeia.

Carolina Nemes publicou mais de 190 artigos e orientou 54 mestrados e 41 doutorados.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here