Bandas de música vão alegrar o sábado em praça de BH

0
1912
Registro do 1º Encontro de Bandas de Música realizado em Belo Horizonte. Fotos - Omar Freire - Governo de Minas Gerais
Registro do 1º Encontro de Bandas de Música realizado em Belo Horizonte. Fotos - Omar Freire - Governo de Minas Gerais

Três bandas de músicas do interior de Minas estarão amanhã às 10h na Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte, abrindo o II Encontro de Bandas de Músicas do Estado. Até o final do mês, outros seis conjuntos musicais vão se apresentar em outras praças da capital, uma iniciativa para fomentar essa tradicional manifestação artística que está presente em quase todos os municípios mineiros.

No encontro de amanhã, vão se apresentar a Associação da Banda de Música de Jaboticatubas a Banda de Música União dos Artistas, de Sete Lagoas, e a Sociedade Musical Santa Cecília, de Conselheiro Lafaiete, esta última com 133 anos de história. Altair Floris Belo, maestro da banda de Lafaiete ressalta a importância desses encontros para incentivar a continuidade dessa importante manifestação cultural. “O evento valoriza o trabalho dos músicos e ajuda a manter viva essa tradição. Isso nos incentiva a continuar trabalhando”, assinala.

A programação do encontro continua no dia 23, na praça Centro Cultural Presidente Itamar Franco, no Barro Preto, também às 10h. Neste dia vão se apresentar a Corporação Musical Euterpe Operária, da cidade de Lavras, do Sul de Minas, a Corporação Musical Santa Cecília, do município de Tabuleiro, da Zona da Mata, e a Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

O II Encontro de Bandas de Minas termina no dia 28 de junho, na Praça da Liberdade. A programação vai começar às 11h e vão apresentar seu repertório a Corporação Musical União Operária, de Nova Lima, a Filarmônica do município de Santa Cruz do Escalvado, e a Sociedade Musical Santa Cecília, de Mariana. No encerramento, bandas de músicas do interior do Estado vão receber instrumentos musicais, por meio do programa Bandas de Minas.

O 1º Encontro de Bandas de Música de Minas foi realizado na Praça da Assembleia, em Belo Horizonte.
O 1º Encontro de Bandas de Música de Minas foi realizado em 2015, na Praça da Assembleia, em Belo Horizonte.

Valorização da música

O programa, bem como o encontro de bandas, é uma iniciativa do governo de Minas, por meio da secretaria de Estado de Cultura e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). “A realização do encontro de bandas demonstra a relevância dessa manifestação artística para a cultura mineira. A iniciativa proporciona a integração das bandas, permite o compartilhamento de experiências, a troca de partituras e revela para a população a musicalidade presente em Minas Gerais”, assinala Marco Túlio Barbosa, diretor de Programas e Articulação Institucional da Secretaria de Estado de Cultura.

Minas Gerais tem 700 bandas de música, muitas delas com mais de um século de vida. Para apoiar essa importante manifestação cultural do Estado é que foi criado o programa Bandas de Minas, que atua na promoção, valorização e permanência das bandas civis de música, por meio de doações de instrumentos musicais e kits de partituras, bem como a realização de cursos e oficinas de capacitação. O Programa também dá suporte às corporações musicais com doação de vestimentas e indumentárias.

Do primeiro encontro de bandas de música participaram conjuntos de todas as regiões de Minas.
Do primeiro encontro de bandas de música participaram conjuntos de todas as regiões de Minas.

SERVIÇO:

ENCONTRO DE BANDAS DE MÚSICA

Quando: 16 de junho

Onde: Praça Duque de Caxias – Bairro Santa Tereza, Belo Horizonte

Horário: 10h

Bandas:

Associação da Banda de Música, de Jaboticatubas

Banda de Música União dos Artistas, localizada em Sete Lagoas

Sociedade Musical Santa Cecília, de Conselheiro Lafaiete

—-

Quando: 23 de junho (sábado)

Onde: Praça Centro Cultural Presidente Itamar Franco – Barro Preto, Belo Horizonte

Horário: 10h

Bandas:

Corporação Musical Euterpe Operária, localizada em Lavras

Corporação Musical Santa Cecília, do município de Tabuleiro

Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

——–

Quando: 28 de junho (quinta-feira)

Local: Praça da Liberdade – Belo Horizonte

Horário: 11h

Bandas:

Corporação Musical União Operária, da cidade de Nova Lima

Filarmônica do município de Santa Cruz do Escalvado

Sociedade Musical Santa Cecília, de Mariana

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here