Dia da Gastronomia Mineira ganha programação especial

0
2137
Gastronomia mineira ganha programação especial em junho

Para marcar o Dia da Gastronomia Mineira, celebrado no dia 5 de julho, o Instituto Eduardo Frieiro programou uma série de eventos que vão espalhar sabores por Minas Gerais.

De 1º de junho a 1º de julho, o público amante da boa comida mineira vai poder aproveitar o que há de melhor não só para comer, mas também para conhecer e aprender.

O local principal da programação é o Mercado Central, onde vão acontecer palestras, cursos de capacitação e demonstrações culinárias. Serão oito tipos de ações no tradicional ponto turístico e gastronômico da capital mineira. Grandes chefs vão mostrar seus talentos para o público, de forma a aproximar a execução de receitas dos interessados em culinária.

Haverá evento também Jaboticatubas (a 63 km de Belo Horizonte), que recebe a Feira Raízes do Campo, um mix de feira agroecológica e de artesanato.

Nove restaurantes estão com pratos especiais para essa comemoração, espalhados por quatro cidades. Com preços que variam de R$ 18 a R$ 54, será possível experimentar iguarias e ingredientes típicos de Minas em pratos reinventados pelos chefs.

São eles: Agostini (Caxumbu, a 384 km da capital), Birosca S2 (BH), Confraria Serrano (BH), Degraus (BH), Dona Lucinha (BH), Fork Rock Bar (Ipatinga, a 209 km da capital), Rústico (BH), Tarantela (Araxá, a 367 km da capital) e Único (BH) — confira as receitas aqui.

Gastronomia mineira premia destaques

Um dos pontos altos da Semana da Gastronomia Mineira é a entrega do Prêmio Eduardo Frieiro. Serão homenageados iniciativas e produtos que saem de Minas, como festivais gastronômicos do interior, quitandas, café, vinho, cerveja, queijos, pratos, festas religiosas, entre outros.

A proposta é premiar quem já foi reconhecido em sua região de origem e dar o alcance estadual. Entre os critérios da eleição, estão o trabalho de sustentabilidade e originalidade de preparar as iguarias.

A entrega do prêmio está marcada para 26 de junho, na Academia Mineira de Letras, em Belo Horizonte.

Agenda

  • O quê: Semana da Gastronomia Mineira
  • Quando: de 1/6 a 1/7
  • Onde: Mercado Central e outras cidades de Minas Gerais
  • Informações: acesse a programação do evento

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here