Projeto reconta histórias de moradores de cidades de MG

0
2000
Projeto quer contar histórias de moradores em Minas
Exposição do projeto Moradores em Mariana | Foto: Nitro Imagens

Quantas histórias de vida, amor, tristeza, saudade e segredos temos em relação à nossa própria cidade? O que pode ser mais importante do que manter viva a memória e as histórias de moradores de cidades do interior de Minas Gerais?

O projeto Moradores — A Humanidade do Patrimônio é um movimento de ocupação urbana pela valorização da identidade cultural e da memória dos moradores como sendo o maior patrimônio que uma cidade pode ter.

É uma criação do coletivo Nitro Histórias Visuais, de Belo Horizonte, e surgiu em 2012. Já passou por cinco Estados e 13 cidades e registrou a história de aproximadamente 2.500 pessoas. Foi reconhecido pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como uma ação de sucesso em Educação Patrimonial.

A iniciativa já registrou as cidades de Campinas (SP), Paraty (RJ), Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Em Minas, foram retratadas Belo Horizonte, Ouro Preto, Mariana, Diamantina, Tiradentes, São João Del Rei, Juiz de Fora, Ipatinga, Itatiaiuçu.

Agora, Minas volta a ganhar espaço no projeto. Serro e o distrito São Gonçalo do Rio das Pedras, Montes Claros e Bocaiúva serão as próximas cidades a participaram do Moradores.

A primeira parada será em São Gonçalo, nos dias 26 e 27 de maio. Depois, segue para o Serro, nos dias 28 e 29 de maio. Montes Claros e Bocaiúva recebem o projeto em julho, nos dias 27 a 29.

Exposição do projeto Moradores em Ouro Preto | Foto: Nitro Imagens

Histórias de moradores surgem de forma simples

Tudo começa com uma tenda branca montada em uma praça pública, uma câmera apontada e um convite. Nesse instante, mais do que o ato de se deixar fotografar e respirar um pouco de inspiração, o morador — anônimo, popular ou mestre do saber — será chamado a se reconhecer como patrimônio cultural de sua cidade e a contar sua história de afetividade com o território.

Depois de recolhido, o material com as histórias de moradores será transformado em exposição multimídia, com fotos e projeções em lugares inusitados nas cidades. Essa ação acontece, no Serro e em São Gonçalo, entre 15 e 17 de junho.

Em Tiradentes, a exposição circulou pelas ruas da cidade | Foto: Nitro Imagens

Ideia quer despertar orgulho de ser patrimônio

Além da exposição, será montando um varal fotográfico, onde todos os moradores fotografados poderão retirar uma cópia de sua foto. Ainda dentro do projeto, todas as histórias de moradores registradas são transformadas num documento audiovisual a ser entregue à Prefeitura do Serro, parceria e apoiadora do Moradores.

Ainda no Serro, na abertura da exposição, acontecerá uma roda de conversa sobre memória e patrimônio, no Museu Regional Casa dos Ottoni, promovida pelo projeto Moradores, a prefeitura e o Iphan.

Já em São Gonçalo, vai ser oferecida uma oficina cultural para as comunidades e lideranças culturais. “Criamos uma forma de execução que possa servir como inspiração para que outros grupos culturais, escolas, jovens e até mesmo moradores de outros distritos, como Milho Verde, possam replicar em outros territórios a metodologia do Projeto Moradores”, diz Bruno Magalhães, fotógrafo e um dos idealizadores do projeto.

“Nosso objetivo é despertar no morador o orgulho de ser patrimônio do Serro e de São Gonçalo. Recontar a história da cidade e do distrito a partir da memória afetiva de cada um. Queremos que os moradores e suas histórias sejam vistos como uma riqueza cultural, assim como aprendemos a enxergar as igrejas coloniais, o casario e os monumentos naturais, por exemplo”, diz o escritor Gustavo Nolasco, autor do Moradores.

Completam o time de criadores do projeto o fotógrafo Marcus Desimoni e o cineasta Alexandre Baxter.

Varal erguido em Diamantina, onde moradores podem pegar as fotos do projeto Moradores | Foto: Nitro Imagens

Agenda do Projeto Moradores em Minas

Em São Gonçalo do Rio das Pedras

  • Fotos e entrevistas: 26 e 27 de maio
  • Exposição: de 15 a 17 de junho

No Serro

  • Fotos e entrevistas: 28 e 29 de maio
  • Exposição: 15 a 17 de junho

Montes Claros e Bocaiúva

  • Fotos e entrevistas: 5 a 10 de julho
  • Exposição: de 27 a 29 de julho

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here