5 TEDs com histórias inspiradoras para você conhecer

0
2915
Ted Taks com histórias inspiradoras

“Ideias que merecem ser disseminadas”. Pode até parecer que estamos falando do nosso próprio site, mas o assunto deste texto é outro: é que esta frase trata-se do slogan das TED Talks. Como o nosso tópico principal são mesmo Boas Novas, está aí um assunto que precisamos abordar — boas ideias que todos devem conhecer, com histórias inspiradoras.

Você já deve ter visto, internet afora, a sigla TED, que significa Tecnologia, Entretenimento e Design, um evento realizado em várias partes do mundo, que reúne pessoas interessantes com histórias inspiradoras para contar. Criada nos anos 1990, a organização era dedicada aos três assuntos que formam seu nome, mas acabou ampliando seus horizontes e hoje versa sobre temas muito mais diversos.

Atualmente, as palestras abrangem cultura, ciência, negócios, comportamento e outras áreas do conhecimento humano. E as conferências têm uma característica em comum, que atende bem à rotina contemporânea: são rápidas, limitadas a 18 minutos.

Muita gente influente e inovadora já foi palestrante no TED, como Bill Clinton, Bill Gates, Larry Page (fundador do Google), entre outros menos famosos que também têm ótimas histórias e ideias para compartilhar. Além dos nomes de peso e da rapidez, outro fator que contribuiu para o sucesso das TED Talks é o fato de elas estarem abertas e disponíveis na internet, boa parte com legendas em várias línguas (inclusive, em português).

Seja para quem precisa de uma motivação extra, quem quer mudar o mundo ou para quem só está a fim de conhecer uma boa história, fizemos uma seleção com cinco TED Talks que merecem ser vistas, com um detalhe: todas elas com legendas em português. Vamos assistir?

Steve Jobs (2005)

O famoso discurso do visionário CEO da Apple a formandos da universidade de Stanford também está disponível na plataforma do TED. Na palestra, Jobs conta episódios de sua vida e destaca o que aprendeu com cada um deles. São lições poderosas e inspiradoras, embora trazidas de um jeito leve, com pitadas de ironia. Bem, ele não é chamado de gênio à toa, certo?

 

 

Chimamanda Ngozi Adichie (2009)

A escritora nigeriana já deu algumas palestras nas TED Talks, parte delas dedicada ao feminismo, luta pela qual ela é ativista. Todas as palestras dela valem a pena, mas, nesta que separamos, ela vai além da questão de gênero e alerta para a visão unilateral que é apresentada ao mundo sobre a África. Em um vídeo curto e muito bem-humorado, ela confronta a história única que temos ouvido sobre o continente africano e nos apresenta uma nova perspectiva de olhar para seu povo.

 

Jim Yong Kim (2017)

Um olhar para os países mais pobres do mundo e para as pessoas que sofrem com a falta de infraestrutura médica e educacional foi o que motivou o médico sul-coreano (e hoje presidente do Banco Mundial) a criar a organização Partners in Health. Nesta palestra, ele fala sobre os desejos e sonhos crescentes entre as populações carentes, fruto do impacto da internet e smartphones. E conta como transformar essas aspirações em oportunidades — e não em frustrações.

 

Michael Green (2015)

 Como será o mundo em 2030? Mais do que responder a essa pergunta, o especialista em desenvolvimento social busca a solução para outro questionamento: como podemos tornar o mundo um lugar melhor até 2030? Perpassando tópicos como fome e pobreza, mudanças climáticas e igualdade de gênero, ele faz um convite à reflexão sobre como a humanidade poderá alcançar o novo conjunto de metas da Organização das Nações Unidas (ONU) e tornar nosso planeta mais justo.

Elizabeth Gilbert (2014)

Em “Sucesso, fracasso e o caminho para seguir criando”, a autora do best-seller “Comer, Rezar, Amar” fala sobre a sua experiência como escritora para mostrar o desafio da criação — e como se manter criativa. Gilbert nos conta um pouco de sua história  e relembra como as recusas sistemáticas que sofreu com seus primeiros textos e a rejeição foram importantes para o seu crescimento profissional. Afinal, tudo depende de como se vive as experiências de sucesso e de fracasso.

 

 

Curtiu nossas indicações de histórias inspiradoras? Você já viu alguma palestra do TED e acha que seja imperdível? Deixe seu comentário e entre na discussão!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here