6 dicas para economizar água em casa

0
2251
Economizar água é a solução para o planeta

Economizar água é uma expressão que todos estamos acostumados a ouvir. Mais do que uma necessidade, já se tornou urgente preservar e usar com consciência esse recurso natural finito.

A crise hídrica que várias cidades viveram e vêm vivendo nos últimos anos reforça a necessidade de economizar água. O consumo consciente vem sendo cada vez mais disseminado para que o mundo não tenha que enfrentar problemas sérios com escassez.

O Dia Mundial da Água, iniciativa da ONU, é celebrado em 22 de março, e em 2018 tem como campanha “A resposta está na natureza”. A proposta é mostrar como ações de preservação e restauração ambiental podem proteger o ciclo da água.

Para marcar a data e reforçar a importância do consumo consciente, o Boas Novas MG dá 6 dicas para economizar água, com informações do Instituto Akatu. A ONG, que atua para conscientizar e mobilizar a sociedade, desenvolve campanhas educacionais que promovem um estilo de vida sustentável.

Vamos conhecer 6 dicas para economizar água?

1. Pense bem antes de comprar um jeans novo

Para produzir uma nova calça, são necessários 10.850 litros de água, volume suficiente para abastecer uma casa com um morador por três meses, segundo dados da ONG Water Footprint Network.

Além disso, a vida útil da calça, da produção à manutenção, gera o equivalente a 33,4 kg de gás carbônico, um dos gases causadores da mudança climática

2. Reaproveite a água da casa

Essa é uma das ações que tem impacto não só no meio ambiente como também nas suas despesas mensais:

  • Se você tem chuveiro a gás, colete a água fria que cai antes do aquecimento. Ela pode ser aproveitada para descargas ou para lavar a casa, por exemplo
  • Colete a água da chuva. Mas lembre-se de usar um equipamento que fique bem tampado, para evitar mosquitos. Essa água, imprópria para beber, pode ser usada para lavar a casa ou o carro e descargas. O conselho é aproveitá-la em até quatro dias
  • Reaproveite a água de preparo de refeições. O que sobrou do cozimento de legumes pode ser usado para preparar sopas ou regar plantas. Além disso, vale economizar na hora de cozinhar: não há necessidade de uma panela cheia para preparar legumes ou macarrão
  • Descongele alimentos no micro-ondas ou numa bacia de água. Ao evitar o uso de água corrente, em um ano, você economiza o equivalente a 90 lavagens de louça
  • Redirecione a água que sai da máquina de lavar roupa para um recipiente. Ela pode ser reaproveitada para lavar a casa e o carro ou para descargas

3. Mude a forma de lavar a louça

Não é preciso deixar a água escorrendo o tempo todo. Também não é de bom tom usar a água para retirar os restos de comida, antes de ensaboar. O ideal é que você só abra a torneira na hora de enxaguar.

Por isso, limpe bem os restos de comida com os talheres ou guardanapos usados e jogue no lixo. Faça o ensaboamento a seco ou ponha a louça de molho. Dessa forma, é possível economizar 170 litros a cada lavagem.

Se você tiver uma máquina de lavar louça, só a utilize quando estiver com carga completa.

4. Higienize os alimentos sem desperdício

A primeira lavagem de alimentos deve ser feita com água corrente, mas sem fluxo máximo da torneira. Essa ação tira a sujeira aparente.

Depois, deixe os vegetais e legumes numa bacia com água e higienizador.

Alimentos que vão ser descascados ou cozidos não precisam ser lavados.

5. Mude o a forma de beber água

Se você bebe água em um copo, saiba que vai precisar de outros dois para lavá-lo.

Então, em casa ou no trabalho, procure usar apenas um copo ou caneca durante o dia. Uma boa ideia é usar garrafas térmicas.

6. Reduza o tempo no chuveiro

Tire cinco minutos do seu banho diário. Essa medida vai proporcionar uma economia de 25 litros de água.

Então, em vez de 15 minutos debaixo d’água, esforce-se para ficar 10. Dessa forma, você e sua família economizam água que pode ser convertida em reserva no futuro.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here