Abertas inscrições para 12º Festival de Verão da UFMG

0
779
12º Festival de Verão da UFMG será realizado entre 5 e 8 de fevereiro
12º Festival de Verão da UFMG será realizado entre 5 e 8 de fevereiro

Estão abertas, a partir de hoje (22/01), as inscrições para as 10 oficinas e uma residência criativa do Festival de Verão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que vai acontecer de 5 a 8 de fevereiro, em Belo Horizonte. As inscrições, no valor de 20 reais, podem ser feitas no site do Festival www.ufmg.br/festivaldeverao onde também pode ser encontrada a programação completa.

O tema da 12ª edição do festival, que é organizado pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG, é Universos Expandidos, proposta que busca dar visibilidade a algumas ações da universidade em Belo Horizonte por meio de uma programação diversa e acessível com palestras, residência criativa, intervenção, oficinas e apresentações artísticas.

Durante os quatro dias do festival, estão previstas atividades no Centro Cultural da UFMG, no Conservatório UFMG, no Espaço do Conhecimento UFMG e no Campus Saúde. Duas oficinas vão abordar a questão da acessibilidade: criação de material didático para práticas de musicalização para surdos, ministrada pelo músico Flávio Teixeira; eOlhando sem olhos, da professora e dançarina Anamaria Fernandes.

A literatura está presente com a oficina a prática da letra e a experiência da palavra substraída: o mundo, a loucura, o poema, realizada pelas professoras Janaína de Paula e Maraíza Labanca. E a expansão das etnias é tratada em atividades que contemplam os indígenas, como a oficina Espiritualidade indígena e bem viver, ministrada pela indígena, socióloga, especialista em gênero e raça e ensinos religiosos Avelin Buniacá Kambiwá.

Palestras e exposição

O Conservatório da UFMG vai receber as seis palestras do Festival com temas como transplante de órgãos, transmasculinidade, astrologia, física, teatro e saberes indígenas. O Campus Saúde recebe a intervenção O nada e várias atoíces, que tem concepção e curadoria de Ana Marthinica.

O Espaço do Conhecimento, na Praça da Liberdade, vai receber a exposição A cidade como obra, com curadoria de Brígida Campbell. No dia 8 de fevereiro, o Conservatório da UFMG recebe, a partir das 17h, mostrais finais com resultados de algumas oficinas e da residência criativa.

Na abertura do festival, no dia 5, haverá o show  The Pulso in Chamas, dia 5 de fevereiro, às 20h, no Conservatório UFMG, com artistas queers, homens e mulheres, com performances sobre a arte drag na capital mineira.

Serviço:

Festival de Verão da UFMG

Período: 5 a 8 de fevereiro

Locais:

-Conservatório UFMG (Avenida Afonso Pena, nº 1534),

– Centro Cultural UFMG (Avenida Santos Dumont, nº 174),

Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade),

– Campus Saúde UFMG (Av. Prof. Alfredo Balena, 190).

Programação completa em www.ufmg.br/festivaldeverao

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here