Revitalização de nascentes gera lazer para comunidades

3
4165
Projeto de BH prevê recuperação de nascentes

As mais de mil nascentes da área urbana de Belo Horizonte guardam um potencial que, aos poucos, vem sendo descoberto: diversão para crianças e adultos. Um projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem recuperado nascentes degradadas e o resultado, além da manutenção do meio ambiente, tem sido mais lazer para a população dos bairros atendidos.

Este é o caso de uma nascente no bairro Jardim Felicidade, na região norte da capital, que os filhos da dona de casa Eliane Vieira Santos passaram a frequentar desde a recuperação, realizada em março de 2017. “[Essa] é a única área de lazer para os meninos brincarem aqui no bairro”, disse.  A nascente fica nos fundos da Escola Municipal Jardim Felicidade e, desde a intervenção, tornou-se um refúgio de lazer para crianças e adultos.

O Projeto de Preservação de Nascentes Urbanas é realizado a partir de recursos para cobrança do uso da água, de acordo com a lei federal 9.433, de 8 de janeiro de 1997.

Nascente que se localiza no bairro Jardim Felicidade | Foto: Divulgação/Prefeitura de Belo Horizonte

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o Comitê de Bacias do Rio das Velhas, conta com o apoio de uma equipe da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que formata o paisagismo nas nascentes.

A primeira parte do trabalho de recuperação teve intervenções em nove nascentes pré-selecionadas, bem como a promoção de atividades de educação ambiental e a realização de campanhas de amostragem para conhecimento da qualidade das águas nas nascentes. Outra nascente recuperada e que tem sido aproveitada por moradores fica na Vila Acaba Mundo, na região sul de BH. No local, uma minibiblioteca foi montada e um espaço criado para uso da comunidade.

Projeto irá recuperar mais quatro nascentes

O programa de valorização das nascentes urbanas irá recuperar mais quatro nascentes na bacia do Ribeirão Arrudas pelo Subcomitê do Arrudas. A ampliação do projeto prevê a recuperação de nascentes nos bairros Havaí, Santa Lúcia e Diamante, em BH, e ainda, no bairro Nações Unidas, em Sabará.

3 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here