Queijo, azeite, mel, vinho e café são destaques em evento na Assembleia Legislativa

0
1427
Produtores vão poder mostrar o fazem de melhor em feira no próximo dia 2 de dezembro, na Praça da Assembleia - Foto - Faemg - Divulgação
Produtores vão poder mostrar o fazem de melhor em feira no próximo dia 2 de dezembro, na Praça da Assembleia - Foto - Faemg - Divulgação

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza na quinta e sexta-feira próximas um ciclo de debates para divulgar produtos especiais e artesanais da agropecuária mineira correspondentes a cinco cadeias: queijos, azeites, mel e derivados, vinhos e cafés. O evento vai discutir também a inserção dos produtos mineiros nos mercados nacional e internacional.

Durante os dois dias, serão apresentados cases de sucesso, como o dos queijos do Gir e Kankrej, do Serro, na região central do Estado, que foram premiados recentemente na França; e do vinho Maria Maria, de Três Pontas, no Sul de Minas, que ganhou uma medalha de bronze num festival na Inglaterra.

Na programação, três palestras centrais: cenário da agropecuária em Minas Gerais; produtos especiais de Minas no comércio internacional; e produção agropecuária e responsabilidade ambiental. Cada um dos gêneros destacados também será tratado em um painel específico.

Alguns dos produtos que serão objeto das discussões no ciclo de debates poderão ser comprados em uma feira no Espaço  Democrático José Aparecido de Oliveira, nos mesmos dias do evento. As inscrições para o ciclo de debates já estão abertas e podem ser feitas até às 15h do dia 29/11 pelo site www.almg.gov.br.

Feirinha Aproxima

Inspirado no ciclo de debates, a Feirinha Aproxima vai se inspirar nos produtos mineiros para a sua próxima edição, que vai acontecer no dia 2 de dezembro, na Praça da Assembleia (Praça Carlos Chagas), de 10h às 17h. O tema dessa vez é “Incentivando Minas”.

De acordo com o organizador da feira, Eduardo Maya, o objetivo é promover os produtos mineiros.   “O queijo e o café são os ingredientes principais quando o assunto é gastronomia mineira. Mas o Estado vem se destacando também na produção de vinho, azeite de oliva e derivados do mel. Com avanços científicos e tecnológicos e muita persistência, produtores estão superando desafios, diversificando a produção e chamando a atenção em feiras e premiações internacionais”, assinala Maya.

A Aproxima é uma típica feirinha gastronômica de rua, aberta ao público, para aproximar os produtores dos consumidores. Ela acontece todo mês em um ponto estratégico de Belo Horizonte e, além dos produtos, conta também com a participação de grandes chefs cafeterias, cervejarias artesanais, produtos orgânicos, temperos, geleias e quitandas.

Uma das novidades da próxima feirinha é a venda de kits especiais para presentes de Natal. A criançada também terá a diversão garantida. Como já é tradicional no evento, haverá atividades lúdicas e muita brincadeira.

Serviço

Evento 1 – Ciclo de Debates: Produtos Especiais dos Campos de Minas 

Quando – 30 de novembro e 01 de dezembro

Onde – Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais –Rua Rodrigues Caldas, 30 – Santo Agostinho

Inscrição – Gratuita – Antecipada (www.almg.gov.br) até o dia 29 de novembro           .

Evento 2 – Feirinha Aproxima – Incentivando Minas 

Quando – 2 de dezembro – das 10h às 17h

Onde – Praça da Assembleia (Praça Carlos Chagas) – Santo Agostinho

Entrada gratuita

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here