Bruxelas combate poluição com transporte público gratuito

0
1436
O transporte público gratuito é opção nos dias poluídos

A cidade de Bruxelas, na Bélgica, tomou uma decisão radical para combater a poluição. Nos dias em que os índices estiverem acima da média aceita pela União Europeia, a capital belga terá transporte público gratuito.

Pelas regras, caso a cidade registre dois dias consecutivos de níveis de partículas altas acima da média de 70 microgramas por metro cúbico, ônibus, bondes e metrôs vão liberar o ingresso dos usuários.

Além disso, a velocidade dos carros terá que ser reduzida em um terço em relação aos limites estabelecidos para cada via. Essa é uma medida que alivia também aqueles que usam a bicicleta para se locomover pela cidade.

Para completar as novas regras, a queima de lenha em fornos fica proibida durante o período.

As medidas devem entrar em vigor no verão europeu, que começa em junho.

Espaço público de qualidade

Em entrevista ao jornal inglês The Guardian, Pascal Smet, secretário de Mobilidade de Bruxelas, disse que a cidade precisa criar “espaço público de qualidade“.

“Pesquisas mostram que, quanto mais espaço você oferece aos carros, mais carros você atrai. As cidades mais amigas do carro também são as mais congestionadas”, afirmou Smet, para quem “as cidades podem criar lugares onde as pessoas se encontram e se conectam ao dar espaço aos pedestres e ciclistas”.

Bruxelas já está pensando no futuro e como a necessidade de locomoção vai definir a forma como a cidade emprega seus esforços. Dentre as medidas anunciadas em janeiro, está a proposta de transformar todos os ônibus urbanos em veículos elétricos.

Além disso, Bruxelas quer o cidadão como parte do processo de decisões. Um aplicativo será desenvolvido para ajudar o morador da cidade a verificar os níveis de partículas. Também será criado um site que vai divulgar os índices de poluentes em tempo real.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here