São cada vez mais frequentes as boas notícias sobre como o isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus vem impactando, positivamente, o meio ambiente. Mas a quarentena está também provocando mudanças no comportamento das pessoas em relação ao planeta. E para melhor.
Segundo levantamento recente feito nos Estados Unidos pela empresa de pesquisa OnePoll, sob encomenda da empresa Avocado Green Mattress, de produtos sustentáveis, 64% dos americanos disseram perceber que precisam ser mais ecologicamente corretos. Foram entrevistadas 2 mil pessoas.
Entre os entrevistados, 70% disseram que ficar em casa os fizeram entender que eles precisam ser mais amigáveis em relação ao meio ambiente. Essa consciência inclui evitar o desperdício de alimentos (44%) e usar produtos de papel com moderação (43%) – pois isso evita a derrubada de árvores.
E o levantamento aponta também que essa consciência ecológica não vai passar quando o mundo ficar livre do coronavírus. Entre os entrevistados, 81% disseram que planejam manter seus novos hábitos após a pandemia.
Para os americanos ouvidos pela empresa, a melhor maneira de contribuir com o meio ambiente, no período pós-pandemia, é reciclar produtos com mais frequência (55%) e reduzir a quantidade de produtos de papel que usam diariamente (44%).
Trabalhar em casa
Dos americanos entrevistados, 42% disseram também que gostariam, passado o susto da Covid-19, de trabalhar pelo menos um dia por semana em casa, contribuindo, assim, para reduzir a poluição atmosférica, uma vez que menos carros estarão circulando pelas ruas. Outros 35% disseram que pretendem usar o transporte público com mais frequência quando a vida voltar ao normal.
Relacionadas
Coronavírus faz aumentar ciclovias nas grandes cidades
Redução da poluição deixa visíveis picos do Himalaia
Outro dado relevante da pesquisa: 79% dos entrevistados revelaram que têm pensado mais sobre a conexão das pessoas com o planeta. E um hábito adquirido durante a pandemia vai continuar para um terço dos entrevistados: 32% disseram que planejam continuar usando máscaras mesmo após o fantasma da covid passar.
“Estamos vivendo tempos sem precedentes”, disse Mark Abrials, co-fundador e diretor de marketing da Avocado Green Mattress. “Agora, mais do que nunca, nos foi apresentada a oportunidade de refletir e reavaliar nossa maneira atual de viver como sociedade e ajudar a avançar na adoção de hábitos sustentáveis”, acrescentou.
Com GNN