Um grupo de alunos de uma escola estadual de Salitre, cidade com pouco mais de 15 mil habitantes no sudoeste do Ceará, decidiram usar o juá, um fruto muito comum no Nordeste, para criar uma alternativa sustentável e de baixo custo de higiene bucal. Misturando pó de juá, hortelã e cravo eles criaram um produto dental, que pode substituir as pastas de dentes tradicionais, que em análises de laboratório mostrou ser muito eficiente.
O trabalho dos 20 alunos do 1º ano do Ensino Médio, sob a orientação da professora Rocicléa Mota, foi finalista da etapa regional do evento Ceará Científico, que reúne projetos científicos das escolas da rede estadual de ensino. A intenção dos alunos, além de desenvolver um produto sustentável, foi ajudar a população de baixa renda.
Durante a pesquisa, Rocicléa Mota, que é professora de química e orientadora do projeto, constatou uma redução considerável do número de bactérias responsáveis por doenças na boca, como a cárie, ao se utilizar o pó dental. “Isso prova que o juá pode ser usado na escovação, porque limpa e reduz as bactérias”, justificou.
Funcionários da escola foram voluntários e utilizaram o composto por 14 dias durante a escovação diária. O produto teve sua eficácia comprovada em um laboratório de uma universidade de Juazeiro do Norte (CE) por Antônio Rony da Silva, estudante de Biomedicina e coorientador do projeto.
Nos testes, foi observado o número de bactérias da microbiota oral antes e depois do uso por voluntários. Na produção se utilizou 70% de juá, 20% de hortelã seco e 10% de cravo. O conhecimento popular sobre o uso da entrecasca da árvore do juazeiro também foi considerado nos estudos.
Relacionadas
Sabonete de óleo de macaúba: novidade tem efeitos medicinal e cosmético
Óleo de pau-jacaré é usado para produzir medicamentos
O Juazeiro
O juazeiro é uma árvore de copa frondosa e caule espinhento. Os frutos são tradicionalmente usados na alimentação do gado em épocas de seca, além de servirem para fazer geleias.
Já a casca é rica numa substância chamada saponina, que tem ação detergente, higienizante, adstringente e antisséptica. Por essas razões, as saponinas têm presença praticamente garantida na composição de sabões e pastas de dentes.
Com Diário do Povo