Hospital de BH entra para a lista dos melhores do mundo

1
709
Hospital das Clínicas da UFMG foi eleito um dos melhores do mundo. Foto - UFMG-redes sociais
Hospital das Clínicas da UFMG foi eleito um dos melhores do mundo. Foto - UFMG-redes sociais

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG) foi escolhido como um dos melhores do mundo. Ele aparece como o único hospital totalmente público de Belo Horizonte listado no renomado ranking The World’s Best Hospitals 2024. A pesquisa é conduzida anualmente pela plataforma de dados global Statista em colaboração com a revista americana Newsweek. Ela destaca a excelência do HC-UFMG entre 2,4 mil instituições de 30 países, com 115 brasileiras.

Na vanguarda da excelência médica em Minas Gerais, 14 unidades estão entre os melhores hospitais do mundo, com sete delas situadas em Belo Horizonte. O HC-UFMG é líder em média e alta complexidade no Sistema Único de Saúde (SUS).. É o único 100% público da capital mineira a integrar essa lista seleta.

Os critérios avaliados incluem estrutura, profissionais, higiene e proporção paciente/médico. A pontuação alcançada pelo HC-UFMG foi de 67,64%. Ela reflete métricas baseadas em uma pesquisa online com mais de 85 mil especialistas médicos e em dados públicos de pesquisas com pacientes pós-hospitalização sobre sua satisfação geral.

Conhecimento e inovação

O superintendente do HC-UFMG, professor Alexandre Rodrigues Ferreira, destaca a expertise dos profissionais como um dos diferenciais que colocam o hospital entre os melhores do mundo. “A busca por conhecimento e inovação tecnológica é constante. O nosso corpo técnico é composto por pessoas altamente qualificadas, buscando sempre o cuidado humanizado com foco no paciente e um atendimento multidisciplinar”, acrescenta.

A história do HC-UFMG remonta a 1928, quando o Hospital São Vicente de Paulo foi doado à Faculdade de Medicina da então Universidade de Minas Gerais. Desde então, o hospital cresceu e se transformou em um dos pilares da saúde pública em Minas Gerais.

Em 2013, o HC-UFMG tornou-se parte da Rede Ebserh, apoiando a formação de profissionais de saúde, desenvolvimento de pesquisas e inovação, mantendo seu compromisso com a sociedade e a excelência na assistência médica.

A plataforma Statista

Statista é um portal online de estatísticas. Ele disponibiliza dados recolhidos por institutos de pesquisa de mercado; pesquisas com consumidores e estudos setoriais de mais de 22.500 fontes sobre mais de 60 mil tópicos de interesse e derivados do setor econômico, além de estatísticas governamentais disponíveis em inglês, francês, alemão e espanhol. Fornece acesso a mais de um milhão de dados estatísticos e fatos de 600 indústrias e mais de 50 países.

Mais de 2.000 instituições de ensino e pesquisa já assinam o Statista. Isso por conta das estatísticas cuidadosamente preparadas em conformidade com os padrões científicos, a conveniência de acesso a dados quantitativos para alunos de qualquer disciplina e informações detalhadas de fácil compreensão. 

A rede Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) é vinculada ao Ministério da Educação. Tem como finalidade a prestação de serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade.

Tem como outros objetivos prestação de serviço às instituições públicas federais de ensino ou instituições congêneres de serviços de apoio ao ensino. Também à pesquisa e à extensão, ao ensino-aprendizagem e à formação de pessoas no campo da saúde pública.

O hospital associado tem que manter toda a prestação de serviços à saúde da população 100% no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), com recursos 100% públicos.

Com informações da UFMG e Ebserh

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here