Exercício apenas uma vez por semana ajuda emagrecer

0
99
Imagem - Pixabay
Imagem - Pixabay

Quer perder peso, mas não se anima a enfrentar a pesada rotina de uma academia ou não tem disciplina para se exercitar sozinho? Pois uma boa notícia para quem sonha em dar uma organizada na silhueta, seja por mera vaidade ou para melhorar a saúde, acaba de ser revelada por um amplo estudo feito com quase 10 mil participantes dos Estados Unidos, com idades entre 20 e 59 anos: apenas uma ou duas sessões de exercício por semana ajuda no emagrecimento.

A Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição, dos EUA, avaliou 9.600 pessoas entre 2011 e 2018. As diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de muitos governos recomendam que adultos realizem pelo menos 150 minutos por semana de atividade física moderada ou 75 minutos por semana de atividade física vigorosa.

No entanto, muitas pessoas desejam alcançar esses níveis de exercício, mas acham difícil devido à vida agitada que muitos levam. Mas ao analisar os dados dos participantes da pesquisa, a equipe de cientistas descobriu que mesmo com apenas uma ou duas sessões de exercício por semana, é possível obter benefícios semelhantes aos daqueles que se exercitam com mais frequência; especialmente no que se refere à perda de peso. Mas desde que um tempo mínimo de duração e intensidade sejam atendidos.

Os dados da pesquisa foram publicados na revista Obesity. A publicação destacou que indivíduos rotulados como “guerreiros do fim de semana” – aqueles que concentram seus exercícios apenas no sábado e/ou domingo – podem perder uma quantidade semelhante de peso àqueles que se exercitam diariamente, desde que sigam as recomendações da OMS.

“Guerreiros de fim de semana”

Os pesquisadores acreditam que suas descobertas serão especialmente úteis para pessoas cujos empregos envolvem longos períodos de tempo sentados, como motoristas de táxi, motoristas de ônibus ou trabalhadores de escritório.

Lihua Zhang, cientista de saúde do Hospital Fuwai e professor do Peking Union Medical College em Pequim, China, comentou os resultados da pesquisa: “Vale a pena promover o padrão de guerreiro de fim de semana em indivíduos que não conseguem atingir a frequência recomendada nas diretrizes atuais.”

A análise dos resultados mostrou que tanto os “guerreiros de fim de semana” quanto os participantes regularmente ativos tinham menor gordura abdominal e corporal, circunferências de cintura menores e IMC mais baixos.

Segundo a Dra. Beverly Tchang, professora assistente da Weill Cornell Medicine em Nova York, a principal mensagem da pesquisa é que é importante ser ativo, ainda que apenas uma ou duas vezes por semana. “É importante se adequar ao estilo de vida. Todos os tipos de exercício são válidos, seja corrida, caminhada, ciclismo, escalada ou outras atividades”, ressaltou.

Com informações do site GN e revista Obesity

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here