Dia Mundial de Proteção às Florestas: data para celebrar a vida

0
1968
Dia Mundial de Proteção à Floresta é dia de celebrar a Amazônia - imagem - pixabay
Dia Mundial de Proteção à Floresta é dia de celebrar a Amazônia - imagem - pixabay

As florestas desempenham um papel crucial na regulação do clima, proteção da biodiversidade, melhoria da qualidade do ar e da água, além de serem fontes de madeira, alimentos, água, medicamentos e energia. Hoje, 17 de julho, é ´Dia Mundial de Proteção às Florestas, e o Brasil tem motivos de sobra para celebrar: afinal, o país tem a maior floresta tropical do planeta, que é a Amazônica, além de outros biomas riquíssimos, como a Mata Atlântica, o Cerrado e o Pantanal.

Mas se o Brasil deve se orgulhar de ter essas ricas florestas, de grande relevância para a humanidade, o dia de hoje nos chama também à responsabilidade. Afinal, as nossas florestas estão constantemente sob ameaça, enfrentando desafios como desmatamento, incêndios, pragas e doenças.

Não há dúvida de que o homem é hoje o principal inimigo das florestas. O desmatamento, a expansão da agricultura, pecuária, mineração ilegal, construção de estradas e expansão urbana descontrolada são as principais ameaças à sobrevivência das florestas.

Mas cada um de nós pode fazer a sua parte para ajudar na preservação desses importantes e ricos ecossistemas.

Vejam algumas dicas:

  • Reduza o consumo de papel. Use papel reciclado sempre que possível e evite impressões desnecessárias.
  • Reciclar papel e outros materiais. A reciclagem ajuda a reduzir a demanda por recursos naturais e diminui a poluição.
  • Economize energia. Desligue as luzes ao sair de uma sala e desconecte os aparelhos quando não estiverem em uso. A produção de energia é uma das principais causas das mudanças climáticas, que, por sua vez, ameaçam as florestas.
  • Use produtos ecológicos. Opte por produtos feitos de materiais reciclados, madeira certificada e produtos orgânicos.
  • Apoie empresas inteligentes. Dê preferência a empresas comprometidas com práticas sustentáveis.
  • Plante árvores. Plantar árvores ajuda a combater o desmatamento e a melhorar a qualidade do ar.
  • Doe para organizações de proteção florestal. Doações financeiras podem ajudar ONGs a continuar seu trabalho.
  • Seja voluntário em organizações de proteção florestal. Seu tempo e esforço podem ajudar a proteger as florestas.
  • Faça sua voz ser ouvida. Entre em contato com seus representantes eleitos, deixe que saibam que você apoia a proteção florestal e pressione para que eles abracem essa causa.
  • Educação – conscientize filhos, parentes e amigos sobre a importância da preservação das florestas. E assim como o Boasnovas, compartilhe informações a respeito nas suas redes sociais e canais de comunicação.

Ao adotar essas sugestões, você pode contribuir para a proteção das florestas, assegurando que continuem a fornecer seus múltiplos benefícios para a economia e o meio ambiente. Lembre-se: a preservação das florestas não é apenas uma questão de preservação da natureza, mas sim uma questão de preservação da vida.

Por fim, o Dia Mundial de Proteção às Florestas é hoje, dia 17 de julho. Mas vamos fazer de todos os dias do ano o dia para garantir a sobrevivência dos nossos ecossistemas.

Relacionadas:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here