Rebeca faz história e leva medalha de Ouro em Tóquio

0
1870
Rebeca Andrade conquista medalha de Ouro no salto e faz história. Fotos - redes sociais

Três dias após conquistar uma medalha de prata na ginástica artística feminina, Rebeca Andrade, 22 anos, ganhou neste domingo a medalha de ouro no salto. Com o feito, ela se torna a a primeira mulher brasileira a vencer duas provas na mesma edição dos Jogos Olímpicos.

A atleta de origem humilde de Guarulhos, na Grande São Paulo, teve média 15,083 pontos, deixando para trás as favoritas norte-americanas. A brasileira foi a única a conseguir média acima de 15,000. A americana Mykayla Skinner fez 14,916 e ficou com a prata. Já o bronze foi para a sul-coreana Seojeong Yeo, com 14,733.

Com duas medalhas no peito, Rebeca já poderia voltar para casa feliz da vida, certa de que já escreveu seu nome no livro dos jogos olímpicos. Mas ela pode ir mais longe: segunda-feira, dia 2, ela vai disputar a final do solo, com grandes chances de conquistar mais uma medalha, pois essa é uma de suas melhores provas.

Na entrevista que concedeu aos jornalistas após levar a medalha de Ouro, a ginasta comentou: “Me sinto muito orgulhosa de mim, porque consigo representar a força da mulher. As pessoas sabem como é difícil estar aqui, então imagina como é difícil trazer duas medalhas.”

Nascida em Guarulhos, na Grande São Paulo, Rebeca saiu de casa aos 9 anos para se dedicar ao esporte. Ela já sofreu três lesões no joelho e chegou a pensar em desistir da vida de atleta, mas a mãe, Rosa Santos, não deixou.

Mais chances

Rebeca tem chance de conquistar mais uma medalha no solo amanhã
Rebeca tem chance de conquistar mais uma medalha em Tóquio no solo

Num projeto social do qual participava, ganhou o apelido de “Daianinha de Guarulhos”, em referência a Daiane dos Santos, atleta que também fez história na ginástica: venceu nove medalhas de ouro em campeonatos mundiais no solo entre 2003 e 2006.

Para a disputa de amanhã, o coreógrafo de Rebeca, Rhony Ferreira, adiantou que a atleta tem uma “carta na manga” para a exibição de solo individual. Segundo ele, o funk o “baile de favela, não será apenas para a favela, mas um baile pra o Brasil inteiro”.

Com as duas medalhas, Rebeca Andrade se iguala ao feito do canoísta Isaquias Queiroz, que nos jogos olímpicos do Rio de 2016 conquistou três pódios.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here