Ginasta Rebeca Andrade e judoca Mayra brilham em Tóquio

0
1904
Rebeca Andrade faz história em Tóquio ao conquistar medalha de prata na ginástica artística. Fotos - redes sociais
Rebeca Andrade faz história em Tóquio ao conquistar medalha de prata na ginástica artística. Fotos - redes sociais

Um dia histórico para o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio. A ginasta Rebeca Andrade, de 22 anos, deu show e levou a medalha de prata na ginástica artística. A atleta de Guarulhos, na Grande São Paulo, alcançou um marco histórico ao se tornar a primeira mulher brasileira (e latino-americana) a chegar a um pódio nessa modalidade numa olimpíada.

Ao som do funk “Baile Favela”, ela marcou 57,298 pontos na prova, atrás apenas da americana Sunisa Lee, que marcou 57,433 pontos. O bronze ficou com a russa Angelina Melnikova, com 57,199 pontos.

Rebeca também entra para a histórica como a primeira mulher negra brasileira a ganhar uma medalha olímpica. “Durante muito tempo disseram que as pessoas negras não poderiam fazer alguns esportes e a primeira medalha olímpica da ginástica feminina é de uma mulher negra. Tem uma representatividade muito grande por trás de tudo isso”, comemorou a ex-ginasta Diane dos Santos.

Rebeca Andrade tem chances de conquistar novas medalhas nos Jogos Olímpicos de Tóquio. No próximo domingo, às 5h45 (horário de Brasília), a ginasta brasileira participará da decisão do salto; no dia seguinte, no mesmo horário, ela disputa a final do solo.

História de superação

Mayra conquista sua terceira medalha de bronze em jogos olímpicos
Mayra conquista sua terceira medalha de bronze em jogos olímpicos

Quem também brilhou em Tóquio foi a judoca Mayra Aguiar. Ela se tornou a primeira atleta brasileira a conquistar três medalhas em esportes individuais. E teve que se superar. Passou por sete cirurgias e ficou nove meses sem treinar. Mas conquistou a medalha de bronze na categoria até 78kg, ao vencer a sul-coreana Hyunji Yoon.

O feito de Mayra é também histórico por vários motivos. Além de ser a primeira brasileira a conquistar três medalhas olímpicas em um esporte individual, é também a primeira a fazer isso em três Olimpíadas em sequência. Antes de Tóquio, ela já havia subido ao pódio em Londres 2012 e Rio 2016.

Mayra também chega ao topo do esporte que mais deu medalhas ao Brasil em Olimpíadas. O judô soma 24 pódios em Olimpíadas. Mayra tem três, mais do que qualquer outro no país.

Após a vitória, a judoca desabafou: “Não estou conseguindo falar, estou emocionada. Acho que é a conquista mais importante para mim. Foram difíceis os últimos tempos, bem difíceis, tem que superar, superar de novo e de novo. Não aguentava mais fazer cirurgia, ainda mais no momento que vivemos, tive medo, angústia. Mas continuei. Dar o nosso melhor vale a pena”, disse ela em entrevista à TV Globo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here