Covid: Brasil vai receber 3 milhões de vacina de dose única

0
4517
Brasil vai receber 3 milhões de doses da vacina da Janssen contra a covid-10. Foto - Janssen
Brasil vai receber 3 milhões de doses da vacina da Janssen contra a covid-10. Foto - Janssen

O Brasil vai receber na próxima terça-feira um lote de 3 milhões de vacinas da Janssen. Trata-se, por enquanto, do único imunizante do mundo contra a Covid-19 que exige a aplicação de apenas uma dose. Ou seja: tão logo receba o medicamento, a pessoa já estará imunizada.

Em princípio, esse lote de vacinas vence no final de junho, razão pela qual elas precisarão ser aplicadas imediatamente. Por uma questão de logística, elas serão distribuídas nas capitais do país, como informou o Ministério da Saúde.

O ministério estuda, porém, a possibilidade de que a validade das vacinas seja estendida por mais seis semanas, o que significa, caso ocorra, que elas poderão ser usadas até o início de agosto.

Este lote de 3 milhões de vacinas da Janssen é uma antecipação de um total de 38 milhões de doses compradas pelo Ministério da Saúde. As outras doses deverão se entregues ao longo do segundo semestre.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso emergencial da vacina da Janssen em 31 de março de 2021. O imunizante foi testado em voluntários brasileiros e demonstrou eficácia de 66%.

Assim que chegarem ao Brasil, as vacinas serão enviadas ao centro de distribuição logístico de Guarulhos, onde serão inspecionadas pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), que testará a qualidade das doses.

Mais um reforço

A previsão é a de que o imunizante comece a ser distribuído aos estados em 48 horas, ou seja, na próxima quinta-feira. Já a partir do dia 18, sexta-feira, ele já pode começar a ser aplicado.

A chegada das 3 milhões de doses da vacina da Janssen reforçará o Programa Nacional de Imunização (PNI). Por enquanto, o ritmo da vacinação no Brasil ainda é lento, exatamente porque falta vacinas.

O país tem um dos programas de vacinação mais eficientes do mundo, com capacidade para vacinar ate 2 milhões de pessoas por dia. Se houvesse vacinas suficientes, num prazo de 3 meses, poderiam ser vacinadas 180 milhões de pessoas. Mais do que a população adulta que deve receber o imunizante para conter a pandemia do novo coronavírus no Brasil, que já matou mais de 480 mil pessoas.

Por enquanto, apenas 25% dos brasileiros receberam pelo menos uma dose das vacinas contra a Covid (coronavac e Oxford). Pouco mais de 11% da população recebeu as duas doses exigidas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here