Pneu furado? Muito em breve será transtorno do passado

0
2382
Protótipo do pneu revolucionário desenvolvido pela Nasa nunca furam. Fotos - The Smart Tire Company
Protótipo do pneu revolucionário desenvolvido pela Nasa nunca furam. Fotos - The Smart Tire Company

Milhares de brasileiros e milhões e milhões de pessoas mundo afora já tiveram que passar pela desagradável experiência de trocar um pneu furado, seja do carro, moto ou bicicleta. Pois em muito em breve, esse transtorno será coisa do passado.

Uma tecnologia desenvolvida pela Nasa, inicialmente para ser aplicada em missões na lua e em Marte, resultou na criação de um pneu ecológico sem ar que, portanto, nunca fura. E já no início do próximo ano esse pneu revolucionário estará disponível para ser usado em bicicletas.

A Startup Smart Tire company, em parceria com a Nasa, já está desenvolvendo o pneu, batizado de SMA, que é feito de materiais leves e avançados, conhecidos como NiTinol +. O pneu de bicicleta METL ™, segundo os fabricantes, é elástico como borracha, forte como titânio e nunca fica vazio.

Pneu para bike desenvolvido com tecnologia criada pela Nasa
Pneu para bike desenvolvido com tecnologia criada pela Nasa

“A combinação única desses materiais avançados, juntamente com um design ecológico de última geração, tornam o produto revolucionário”, afirma Earl Cole, CEO da The Smart Tire Company. “Os ciclistas estão ansiosos para colocar as mãos nesses pneus METL ™ de aparência espacial que não furam”, acrescenta Cole.

Segundo o fabricante, os ciclistas vão poder usar os pneus tanto no asfalto, como em cascalho e até mesmo em ambientes mais radicais, como é o caso dos praticantes de mountain bike.

“Mas isso é apenas a ponta do iceberg”, afirma Santo Padula, engenheiro de Ciência de Materiais da Nasa, um dos integrantes da equipe que desenvolveu a tecnologia do pneu para missões na lula e Marte. “Ligas com memória de forma parecem extremamente promissoras na revolução de toda a indústria de pneus terrestres”, acrescenta Padula.

Meio ambiente agradece

Para o desenvolvimento do produto para o mercado consumidor, a Smart fez uma parceria com a Felt Bicycles. A empresa é líder mundial em bicicletas de alto desempenho e conhecida por sua dedicação às tecnologias de ponta. Outro parceiro é a Spin, que faz parte da Ford Motor Company, fornecedor líder de micromobilidade nos Estados Unidos.

A indústria de pneus é extremamente poluente. Todos os anos, mais de 50 bilhões de quilos de pneus usados são descartados em aterros sanitários ou são queimados. Segundo especialistas, cerca de 30% de todos os microplásticos que poluem os oceanos vêm de pneus.

Nos Estados Unidos, conforme autoridades de trânsito, 20% das emergências nas estradas é por conta de pneus furados. Ainda de acordo com essas mesmas autoridades, cada motorista do país tem pelo menos um pneu furado por ano.

Os pneus tradicionais também são responsáveis pelo aumento do consumo de combustíveis fósseis. Se não estiverem devidamente calibrados (e nem sempre estão), o consumo de combustível é maior.

A indústria automobilística está também caminhando a passos largos para a produção de veículos autônomos, que vão dispensar o motorista. O pneu que nunca fura resolverá um possível problema para esse tipo de transporte. De nada adiantará não ter motorista se o pneu furar.

O uso desses novos pneus primeiramente em bikes, conforme os fabricantes, é apenas o início. Futuramente, a ideia é que ele possa ser usado no transporte rodoviário, inclusive em caminhões que transportam grandes cargas. E também na indústria aeroespacial, como nos jatos 737.

Enfim, os novos pneus poderão ser usados em todos os veículos de transporte, seja de passageiros ou de carga. No vídeo abaixo, veja como é o novo pneu ecológico.

Outras vantagens

  • Os pneus sem ar nunca ficam vazios – Pneus furados são o problema nº 1 na indústria de pneus. Portanto, ao remover a pressão do ar da equação, os pneus SMART são mais seguros e exigem menos manutenção. 
  • Mais duradouro e ecológico – Com um pneu que pode durar toda a vida útil do veículo, vai haver redução drástica de resíduos. Por outro lado, vai haver uma economia de dezenas de bilhões de horas de manutenção.
  • Combustíveis – Os novos pneus vão também aumentar a eficiência de combustível dos veículos em todo o mundo.

Com informações do GNN e site Smart Tire company

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here