Nasa divulga vídeo de pouso histórico de robô em Marte

0
1581
Robô Perseverance poucos segundos antes de tocar o solo do Planeta Marte. Fotos - Nasa
Robô Perseverance poucos segundos antes de tocar o solo do Planeta Marte. Fotos - Nasa

A Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, divulgou um vídeo que vai entrar para a história da humanidade. Trata-se do pouso do robô Perseverance no solo do planeta Marte, no último dia 18. É o primeiro vídeo da chegada de um robô no planeta vermelho.

“Esta é a primeira vez que somos capazes de gravar um pouso em Marte como esse”, disse o diretor do laboratório de propulsão a jato da Nasa, Michael Watkins.

Veja abaixo o histórico vídeo do pouso do Perseverance em solo de Marte divulgado pela Nasa:

O robô pousou num local conhecido como cratera de Jezero, local que já foi um lago há bilhões de anos. O lugar é considerado o mais perigoso para a realização de um pouso de uma missão interplanetária.

“sete minutos de terror”

A operação de pouso foi definida pela Nasa como “sete minutos de terror”. Isso porque num prazo curtíssimo de 7 minutos, o veículo teve de reduzir sua velocidade de 20 mil km/h para 0 km/h.

Momento em que o robô Perseverance abre o paraquedas para diminuir a velocidade espacial e pousar em Marte. — Foto: Nasa
Paraquedas do robô Perseverance se abre para diminuir velocidade do pouco

O vídeo mostra que ainda na atmosfera de Marte, o robô abriu um paraquedas para ajudar a reduzir a velocidade. Quando isso aconteceu, o veículo estava a 11 mil metros do solo.

Na sequência, a filmagem mostra o Perseverance se separando do escudo térmico. Isso foi fundamental para protegê-lo de temperaturas de até 2.100 graus centígrados da atmosfera de Marte.

Imagem feita pelo robô Perseverance na superfície de Marte, divulgada nesta segunda (22). — Foto: Nasa
Uma imagem enviada em 22-02-2021 pelo robô da superfície de Marte

Em seguida, os retrofoguetes são acionados e três cordas de náilon e um “cordão umbilical” são lançados, por meio dos quais o Perseverance desce lentamente até o solo. A manobra foi chamada pelos cientistas de “sky crane” (guindaste no céu).

Logo depois dessa sucessão de eventos, as rodas do robô tocam o solo rochoso e avermelhado de Marte e o veículo se solta das cordas e do cordão do propulsor que o ajudaram a pousar.

Momento em que o robô Perseverance toca o solo de Marte, no dia 18 de fevereiro. — Foto: Nasa
Outro momento do robô tocando o solo de Marte no último dia 18 de fevereiro

Missão de dois anos

O Perseverance vai pesquisar a cratera de Jezero por dois anos. De acordo com os cientistas da Nasa, o local já foi um lago e, portanto, é considerado o ponto ideal para tentar identificar algum tipo de vida que por ventura tenha habitado algum dia o planeta.

Horizonte e solo de Marte em vídeo feito pelo robô Perseverance e divulgado nesta segunda (22). — Foto: Nasa
Imagem do horizonte de Marte, em foto enviada pelo robô

Para realizar o seu trabalho de pesquisa, o veículo carrega instrumentos para coletar amostras, observar a geologia e transformar dióxido de carbono em oxigênio para viabilizar uma missão com humanos no planeta. Essa conversão será um dos passos essenciais para a Nasa conseguir levar astronautas em uma missão tripulada no futuro.

O robô pousou em Marte no último dia 18, sete meses depois de a missão ter partido da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, em 30 de julho de 2020.

Perseverance envia primeira imagem colorida de Marte um dia após pouso difícil. — Foto: NASA/JPL-Caltech
Uma das primeiras fotos de Marte enviadas pelo Perseverance

Com 19 câmeras acopladas, já no dia seguinte, 19, o robô enviou as primeiras imagens coloridas e em alta definição do planeta vermelho.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here