Uso do fio dental reduz riscos de complicações da Covid

0
2034
Uso de fio dental é fundamental para reduzir doenças na gengiva; quem tem gengivite, pode ter mais complicações com a Covid
Uso de fio dental é fundamental para reduzir doenças na gengiva; quem tem gengivite, pode ter mais complicações com a Covid

Um estudo que acaba de ser publicado no Journal of Clinical Periodontology descobriu que pessoas com doenças gengivais, a chamada gengivete, têm 900% mais chances de morrer de Covid-19. Esses mesmos pacientes têm 350% mais chances de serem hospitalizados. Qual o remédio? Simples: uso constante de fio dental.

A gengivite, segundo especialistas, pode evoluir para a periodontite, que é uma forma mais grave da doença. Os pacientes com periodontite que pegam Covid, conforme o estudo, têm risco maior de precisar de UTI, de oxigênio com maior frequência e até mesmo de morte.

Embora os dois fenômenos (gengivite e Covid) não pareçam estar relacionados, a correlação é simplesmente o resultado da inflamação crônica, estimulada por gengivas doentes, agravando a resposta inflamatória gerada pelo novo coronavírus.

“A boca é uma janela do corpo. As bactérias na boca chegam à corrente sanguínea, onde podem prejudicar o resto do corpo. Isso explica por que doenças gengivais têm sido associadas a diabetes, doenças cardiovasculares e demência”, afirma Nicola West, secretário-geral da Federação Européia de Periodontia.

O especialista ainda acrescenta: “O estudo da Covid é outro indicador do fato de que você precisa ter uma boca saudável para sua saúde geral”. especialista. O Journal of Clinical Periodontology, onde o estudo foi publicado, é o periódico oficial da Federação Europeia de Periodontia.

A boa notícia é que, de acordo com os especialistas, uma boa escovação e passar fio dental regularmente geralmente é tudo o que é necessário para prevenir doenças gengivais. Outra boa noticia: a periodontite é reversível por meio de boas práticas de higiene oral.

Uso do fio dental é fundamental para a boa saúde bucal
Uso do fio dental é fundamental para a boa saúde bucal

Fio dental e escovação

O Estudo sobre a Carga Global de Doenças (GBD), realizado por cerca de 3.600 pesquisadores de 145 países, mostra que 50% dos adultos são afetados por periodontite leve a moderada e 10% pela forma grave da doença. Portanto, essas pessoas têm maiores chances de complicações se forem infectados pelo novo coronavirus.

O estudo foi feito com 568 pacientes infectados pela covid com base em prontuário eletrônico do Hamad Medical Corporation (HMC), do Qatar, que oferece serviços odontológicos públicos para todo o país.

Dos 568 pacientes incluídos no estudo, 258 apresentaram periodontite. Entre os pacientes que tinham periodontite, 33 tiveram complicações. Por outro lado, entre os 310 pacientes que não tinham a doença bucal, apenas 7 tiveram complicações por conta da Covid.

Portanto, se já havia uma série de razões para todo mundo cuidar de sua saúde bucal, agora existe mais uma: a Covid-19.

leia também:

Com informaçoes do Journal of Clinical Periodontology e GNN

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here