São Paulo promete vacinação contra covid-19 em janeiro

0
1299
Insumos para a produção da Coronavac que chegaram hoje (3-12) da China. Fotos - Twitter João Dória
Insumos para a produção da Coronavac que chegaram hoje (3-12) da China. Fotos - Twitter João Dória

O governador de São Paulo, João Dória, anunciou que o governo estadual vai iniciar em janeiro a vacinação de sua população contra a Covid-19. Os paulistas vão usar a vacina Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, que está em fase final de testes em mais de 13 mil voluntários brasileiros. Por essa razão, ela está sendo também chamada de “vacina do Brasil”.

“Em São Paulo, de forma responsável, seguindo a lei, nós, cumprindo o protocolo com a Anvisa, obedecendo princípios de proteção à vida, vamos iniciar a imunização dos brasileiros de São Paulo em janeiro“, anunciou o governador.

No próximo final de semana, o Instituto Butantan vai começar a produzir um lote da Coronavac, com os insumos que acaba de receber da China. Com o material recebido, o instituto deve conseguir produzir um milhão de doses. Ainda em dezembro, o Butantan deve receber aproximadamente 6 milhões de doses da vacina da China e produzirá, neste e no próximo mês, mais 40 milhões de doses.

De acordo com o governador paulista, na próxima segunda-feira será anunciado o programa estadual de vacinação contra a covid. “Dia 7 vamos apresentar o programa estadual de imunização completo, de forma precisa, com cronograma, setores que serão priorizados, volumes de vacinas, regiões, áreas, logística e segurança“, anunciou o governador.

Para que a Coronavac comece a ser aplicada no Brasil, ela precisará de uma autorização da Anvisa. O Instituto Butantan prevê que já na próxima semana conseguirá enviar a documentação necessária para a agência de vigilância sanitária solicitando a liberação. A expectativa é que a liberação ocorra ainda no mês de dezembro.

Governador João Dória (centro) mostra ampola da vacina Coronavac

Eficácia

Nos estudos das fases 1 e 2, que foram publicadas na prestigiada revista científica The Lancet, a Coronavac mostrou que é segura e tem capacidade de produzir resposta imune no organismo das pessoas 28 dias após sua aplicação em 97% dos casos.

Os resultados conclusivos sobre a eficácia, entretanto, só serão conhecidos após a divulgação dos testes da fase 3, que foi feita no Brasil com mais de 13 mil voluntários. Esses dados sobre a eficácia deverão ser anunciados na próxima semana.

Leia também:

Conheça Cedro do Abaeté, única cidade do país sem Covid

Milhares de chineses já foram vacinados contra a Covid-19

Covid-19: Brasil espera vacinar toda a população em 2021

A ajuda dos bilionários para tentar conter o coronavírus

——-

Ajude o Boas Novas a espalhar boas notícias. Seja um dos nossos assinantes.

Você também pode ajudar o Boas Novas a espalhar conteúdo positivo comprando algum produto na nossa lojinha BN.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here